Cinesolar promove três dias de exibições gratuitas de cinema movido a energia solar em Jacareí

Roteiro cultural ocorre entre os dias 21 e 23 de outubro, a partir das 18h, formado por um programa de curtas-metragens e a exibição de filme

O projeto Cinesolar traz para Jacareí três sessões gratuitas de cinema movido a energia solar. A iniciativa tem a parceria da empresa Wana Química e o apoio da Fundação Cultural Jacarehy e da Associação Fênix.

Dividida entre os dias 21 e 23 deste mês, a programação será iniciada sempre às 18h com um programa de curtas-metragens formado por quatro títulos: “Nimbus, O Caçador de Nuvens”“Aurora – A Rua Que Queria Ser Rio”“Guri” e “As Aventuras de Pety”. Na sequência, às 19h, o público poderá conferir um grande sucesso do cinema brasileiro, o longa-metragem “Turma da Mônica – Laços”.

O público vai poder conferir ainda os curtas-metragens produzidos durante as duas oficinemas realizadas no início do mês de setembro em Jacareí, com os jovens atendidos pela Associação Fênix.

As exibições seguirão rígidos protocolos de segurança, com disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos, controle de acesso e distanciamento entre as cadeiras. O uso de máscara será obrigatório durante todo período de exibição dos filmes.

Estamos ansiosos para acompanhar a reação do público de Jacareí em participar dessa sessão de cinema que, ao mesmo tempo, celebra o audiovisual brasileiro e o meio ambiente”, afirma Cynthia Alário, sócia Brazucah Produções e idealizadora do Cinesolar.

As exibições do Cinesolar em Jacareí são viabilizadas através do ProAC, com patrocínio da Wana Química, apoio Fundação Cultural Jacarehy, Prefeitura Municipal de Jacareí e Associação Fênix e, realização da Brazucah Produções e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Confira abaixo os locais dos três dias de exibições:

21 de outubro (quinta-feira)

Local: Associação Fênix – Unidade 2 (Alojamento da Rede Ferroviária) – Rua Parateí, S/N, Bairro Pagador de Andrade

Em caso de chuva: Galpão coberto da Capela do Divino Espírito Santo – Av. Doná Clara Resende César, 227, Bairro Pagador de Andrade

22 de outubro (sexta-feira)

Local: Associação Fênix – Unidade 1 – Rua Minas Gerais, 133, Bairro Rio Comprido

23 de outubro (sábado)

Local: Praça Raul Chaves, Centro, Jacareí (em frente à Estação Cultural)

Em caso de chuva: Casa Viva Vida – Rua Itapira, 260 – Jardim Mesquita

Sobre o Cinesolar:

Lançado em 2013, o Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável. O projeto exibe filmes a partir da energia solar e promove arte e sustentabilidade através de oficinas artísticas e lúdicas, levando a sétima arte a comunidades afastadas e com acesso restrito a projetos culturais.

Ao todo, o Cinesolar já realizou cerca de mil sessões com exibição de mais de 150 filmes, entre curtas-metragens (de temática socioambiental) e longas, em 440 cidades do país, percorrendo mais de 200 mil km e chegando a 185 mil pessoas. Além disso, foram ministradas mais de 300 oficinemas, que proporcionam acesso às técnicas básicas e aos elementos que compõem a linguagem cinematográfica.

O Cinesolar conta com o patrocínio institucional da Mercedes Benz, apoio das marcas Sices Solar, Biowash, Bio 2. O projeto realiza compensação de carbono em parceria com a Ecoar e promove ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil e a Unipaz (Universidade da Paz).

Legenda: Divulgação do filme “Turma da Mônica – Laços”