Cidade Salvador recebe o 1º ‘Participa Jacareí’ do ano

Com o objetivo de elaborar o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2021, por meio de consultas públicas, a Prefeitura de Jacareí iniciou na noite desta segunda-feira (2) a primeira rodada de reuniões do programa “Participa Jacareí”, no bairro Cidade Salvador (região leste), com a participação de 58 moradores.

O programa será realizado em diversas regiões da cidade, com uma programação que segue até o dia 13 de abril. Esta primeira reunião foi realizada na EMEF Joaquim Passos e Silva. Na próxima quinta-feira (5) é a vez da região norte receber o ‘Participa Jacareí’, às 19h, na EMEF Silvio Silveira Melo Filho, no Jardim Santa Maria.

O prefeito Izaias Santana agradeceu a presença de todos os moradores que participaram do encontro e que contribuíram com suas sugestões e apontamentos. “Vamos ouvir as prioridades de cada bairro. É um programa de participação, de receber demandas de todas as regiões, em reuniões espalhadas pela cidade”.

De acordo com o secretário de Governo de Jacareí, Celso Florêncio, como o próprio nome diz, o programa “Participa Jacareí” visa estimular a participação popular no planejamento da cidade, a partir da LDO. “A participação dos moradores, que podem contribuir com sugestões e reivindicações, é a melhor forma para definir as prioridades do município”, afirmou. A LDO é a lei que define as prioridades de investimentos da prefeitura para saúde, educação, mobilidade urbana e demais áreas, e que serve como base para a elaboração do Orçamento Municipal.

A diarista Rosângela Aparecida de Moraes, moradora há 12 anos no Jardim do Marquês, concorda que a participação popular é fundamental. “Eu acho muito bom que todos se comuniquem, é importante todos darem uma força. Não é só obrigação da prefeitura. A população também precisa fazer a parte dela, não jogando lixo, entulho no bairro e cuidando do local onde mora”.

Durante o evento, o secretário de Governo pontuou investimentos da gestão atual no bairro Cidade Salvador (e na região leste como um todo). Em seguida, a palavra foi aberta ao público, que apresentou demandas, como buracos e mato alto em algumas ruas, além da solicitação de uma área de lazer no Jardim Real.

Confira as ações já feitas no bairro e na região desde 2017.

Infraestrutura:

Paraíso

Confira os próximos locais do ‘Participa Jacareí’

MARÇO

Oeste – Jardim Emília – EMEIF Prof. Luiz Carlos Maiola Covre – SENAI – 06/03/2020

Norte – Pq. Meia-Lua – EMEF Prof. Beatriz Junqueira da Silveira Santos – 07/03/2020

Oeste – 1° de Maio – EMEIF Tarcísio Francisco Barbosa – 09/03/2020

Sul – Pq. Sto. Antônio – EMEF Prof. Tito Máximo – 12/03/2020

Sul – Jardim Paraíso – EducaMais – Paraíso – 13/03/2020

Sul – Jardim Colônia – EMEF Prof. Maria Tereza Ganassali de Oliveira – 14/03/2020

Sul – Jardim do Vale – EMEF Prof. Adélia Monteiro – 16/03/2020

Oeste – Vila Garcia – EMEF José Éboli de Lima – 19/03/2020