Cidade Leitora: Confira o que a Educação levará para o Desfile Cívico

A Secretaria Municipal de Educação abre o Desfile Cívico das escolas municipais, no dia 7 de setembro, exaltando o Programa “Jacareí Cidade Leitora”, que consiste numa diversidade de ações inovadoras que estimulam o prazer e o hábito pela leitura, uma responsabilidade social de contribuição ao desenvolvimento do município.

“A leitura do mundo precede a leitura da palavra”, destaca a secretária de Educação, Maria Thereza Ferreira Cirino, informando ainda que a Rede de Ensino Municipal possui atualmente 13 Creches Municipais; 12 Creches Conveniadas; 24 Escolas de Educação Infantil; 31 Escolas de Ensino Fundamental, com 21.880 alunos e 1.480 professores.

Confira o que cada participante da Educação levará para o desfile:

Parceria Votorantim pela Educação – A mais nova parceria da Secretaria de Educação, o programa PVE – Parceria Votorantim pela Educação – estará representada pelas Coordenadoras do Programa, 16 diretoras das escolas do Ensino Fundamental e mobilizadores sociais, além de representantes da Secretaria de Esportes e Recreação, Associação Fênix, Academia Jacarehyense de Letras, Biblioteca Municipal “Macedo Soares”, Biblioteca Comunitária “Ler para Crescer”, CEDAC (Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária), Associações Amigos de Bairros, Rotaract e Rotary Club Jacareí, Fundação Cultural, SAAE de Jacareí, o Jornal Semanário e o Diário de Jacareí, Diretoria de Ensino da Região de Jacareí, Empresas Privadas, Doutores Coloridos e Instituto Votorantim, Fíbria Celulose S.A e Instituto Alana como parceiros.

A Orquestra Sinfônica Jovem de Jacareí, com seu histórico de atividades que completa 40 anos, acompanhará musicalmente as seguintes escolas que desfilarão representando a Secretaria de Educação:

EMEF Prof.ª Adélia Monteiro – Alunos e professores entram com o tema “Você costuma entrar nos livros?”, baseado na história do livro “O menino que morava no livro”. O personagem da história, um menino como todos os outros meninos, vive sozinho dentro de um livro.

EMEF Prof. Aluízio do Amaral Campos – A escola faz homenagem ao autor Lima Barreto e sua obra “O triste fim de Policarpo Quaresma”, a fim de desenvolver a consciência crítica por meio do respeito à diversidade e consciência de nação.

EMEF Prof.ª Beatriz Junqueira da Silveira Santos – A escola embarcou na imaginação do autor mirim Bryan Willian dos Santos Nascimento.

EMEF Prof.ª Maria Luiza de Souza Pinto Vaques – “Toda pessoa merece um coração feliz”, este é o tema para os projetos de leitura e valores desenvolvidos com os alunos.

EMEIF Presbítero Mábito Shoji – Apresenta a importância da leitura com diversos autores e personagens da literatura infanto-juvenil, entre eles os personagens do Monteiro Lobato, Contos e Fábulas.

EMEI Prof. Tarcísio Francisco Barbosa – Baseada no tema “Jacareí Cidade Leitora”, a escola ilustra a importância da leitura na rotina dentro e fora da escola.

EMEF Prof.ª Conceição Aparecida Magalhães Silva – Homenageando também o escritor Monteiro Lobato, cujas obras convida-nos a viajar no universo da imaginação, a escola apresenta os personagens que mais encantaram gerações e continuarão a encantar.

EMEF Prof.ª Ricardina dos Santos Moraes – Traz para a avenida um convite à leitura, ao apresentar os projetos desenvolvidos com seus alunos e comunidade, como a Sacolinha da Leitura e a Geladeira do Saber, presente no pátio da escola desde 2017, além de outras atividades que acontecem diariamente nas salas de aula, de forma a possibilitar o encantamento com este universo mágico da leitura.

Educação de Jovens e Adultos – Os alunos desta modalidade de ensino prestam homenagem ao Educador, Pedagogo e Filósofo Paulo Freire, considerado o pai da Educação Popular e da Pedagogia Crítica.

(Marta Fernandes/PMJ- Foto: Cristina Reis/PMJ)