Cerca de 80 moradores do bairro Chácaras Guararema participam de reunião para informações sobre cadastro socioeconômico

Escutar áudio do texto

Cerca de 80 moradores do bairro Chácaras Guararema participaram de uma reunião, na última quarta-feira (16), para esclarecimentos sobre o cadastro socioeconômico dos proprietários de lotes do bairro, que inicia nesta quinta-feira (17) e vai até o dia 19, das 14h às 22h, no Restaurante e Pesqueiro Pingolândia, localizado na Estrada Nicola Capucci, km 2.555, entre Jacareí e Guararema.

A pesquisa, promovida pela Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Governo e Planejamento, tem como objetivo, coletar informações de todos os donos de terrenos, independente da renda, para compor um estudo socioeconômico do local, em atendimento à medida liminar concedida na ação judicial que embargou o loteamento.

As perguntas do cadastro se destinam a colher informações sobre renda, condições da habitação e infraestrutura do bairro. A participação é facultativa, mas a colaboração dos moradores é de fundamental importância para atender as questões debatidas no processo judicial, buscando a liberação de restrições ao loteamento.

Ação Judicial e Embargo

A ação judicial foi proposta em 2018 pelo Ministério Público, cobrando do município a infraestrutura para o loteamento. Foi concedida medida liminar no processo judicial embargando o local, impedindo o município de aprovar novas construções.

No mesmo ano, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jacareí (SAAE) implantou a rede de distribuição de água para o bairro, atendendo as mais de 250 residências existentes. Além disso, dentre as obrigações impostas, estava prevista a apresentação de estudo socioeconômico dos moradores e proprietários de lotes, fase em que há a necessidade da colaboração da população pela busca do desembargo do loteamento.

Legenda: Moradores participam de reunião no bairro Chácaras Guararema