Cerca de 150 pessoas participam da IV Caminhada em favor da Luta Antimanicomial, em Jacareí

Cerca de 150 pessoas participaram da ‘IV Caminhada em favor da Luta Antimanicomial’, na manhã desta quinta-feira (26), em Jacareí. O evento foi organizado pela Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, em celebração ao o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio, que promove a conscientização e discussão sobre a extinção de manicômios como um meio de tratamento psiquiátrico no Brasil.

O público presente caminhou do Pátio dos Trilhos até o Parque da Cidade, onde assistiu a diversas apresentações artísticas, como dança, música, coral e artesanatos, realizadas por pacientes das oficinas terapêuticas dos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial).

“Antigamente, os pacientes psiquiátricos eram discriminados, trancados e escondidos. Como médica, vi inúmeras crianças diagnosticadas com o transtorno do espectro autista, por exemplo, sendo tratadas como crianças doentes, o que sabemos que não são. Hoje em dia nós conseguimos, com muito trabalho, mudar essa visão da população. Parabéns a todos os profissionais e apoiadores envolvidos. Em Jacareí, somos exemplo na saúde psiquiátrica, e vamos continuar trabalhando para melhorar cada dia mais”, explicou Rosana Gravena, secretária de Saúde de Jacareí, durante discurso aos presentes.

CAPS

A política do CAPS é fruto de um longo processo de luta social que culminou com a reforma psiquiátrica, em 2001. O perfil de cuidado dos CAPS segue a linha dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), que tem como principal base a universalidade, equidade e integralidade.

Esse modelo vem substituindo progressivamente os manicômios, que são norteados por princípios excludentes, opressivos e reducionistas, e incentivando o convívio com a família e a comunidade.

Legenda: População durante a ‘IV Caminhada em favor da Luta Antimanicomial’, realizada nesta quinta-feira (26)