CEPAC e secretarias municipais comemoram Dia Mundial de Conscientização do Autismo

A Associação “Criança Especial” de Pais Companheiros” – CEPAC e a Rede de Atenção Psicossocial – RAPS, em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo (02 de Abril), realizaram nesta quarta-feira (05), em parceria com as secretarias municipais de Saúde (CAPS I e J), Educação (Proahtea – Programa de Altas Habilidades com Ênfase em TEA) e Assistência Social (Oficinas de Convívio), várias palestras com o tema da Campanha Nacional do mês Abril Azul: “Mais informação, menos preconceito”.

Durante a programação do evento, que também contou com a apresentação do Coral da CEPAC, foram abordados os assuntos: Transtorno do Espectro Autista (TEA), Processamento Sensorial, Diagnóstico e Cuidados no TEA. Teve ainda uma roda de conversa com os cerca de 100 participantes, entre trabalhadores do CEPAC e servidores municipais.

Tanto a coordenadora clínica do CEPAC Alessandra Silva, como a coordenadora técnica das Oficinas de Convívio, Sueli Oliveira, destacam a importância da parceria com a prefeitura. “Todo o repasse que a Administração Municipal faz de verba pública para a OSC (Organização da Sociedade Civil) CEPAC, é para financiar as nossas três políticas, de Reabilitação Clínica (Secretaria de Saúde), Educação Especial (Secretaria de Educação) e Oficinas de Convívio (Assistência Social)”, explicaram.

Elas informam ainda que no próximo dia 26 será realizado o mesmo evento para as famílias com TEA, atendidas pelo CEPAC. A OSC fica localizada na Travessa Catarina Magela Ramos, 59 – Jardim das Indústrias, e atende cerca de 180 pessoas com deficiência. No próximo dia 12, completa 35 anos de funcionamento.

Legenda –  O evento contou com a participação de cerca de 100 pessoas, entre trabalhadores do CEPAC e servidores municipais