Sistema eletrônico do Cadastro de Cargas Pesadas está disponível

Escutar áudio do texto

O sistema eletrônico do Cadastro de Cargas Pesadas (CCP) que regulamenta o tráfego de caminhões e cargas no município de Jacareí está disponível para cadastro. A iniciativa faz parte das regras da “Rota de Cargas Pesadas” criadas recentemente pela Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana.

O Cadastro de Cargas Pesadas atende ao decreto 247 de 10 de agosto de 2017 e é obrigatório para todos aqueles que necessitem acesso ao transporte de cargas e ou transporte de serviços em Jacareí e precisam de “Autorização Especial de Trânsito de Carga” (AETC). O cadastro pode ser realizado desde já, porém a emissão da autorização (AETC) será a partir de novembro, quando o decreto entrará em vigor.

Já devem se cadastrar os caminhões com placa de Jacareí e também os caminhões com placa de outras cidades e que circulam no município para a entrega ou coleta de mercadorias e consumo de produtos ou serviços locais, a ser realizado fora dos limites das sete Rotas de Cargas Pesadas. Nesse sistema é possível o cadastro de usuários (motorista/responsável), veículos e gerenciamento das autorizações.

Atualmente, 7.500 caminhões circulam na cidade diariamente. A “Rota de Cargas Pesadas” irá contribuir com a fluidez do trânsito de Jacareí e com a segurança dos munícipes, além de evitar a fuga de pedágio e conservar a pavimentação das vias urbanas.

Acesso ao cadastro: O Cadastro de Carga Pesada (CCP) do computador ou do celular pode ser feito por meio do link: http://ccpjacarei.com.br.

Baixe o aplicativo (APP): Para baixar o aplicativo do celular acesse o Google Play e digite: “cadastro de carga pesada de Jacareí”.

Audiência pública Rota de Cargas Pesadas: A Secretaria de Mobilidade Urbana realizou na última quinta-feira, dia 21, a 7 ª Audiência Pública de Rota de Cargas Pesadas do município.

“O encontro que aconteceu na Faculdade Anhanguera teve como objetivo apresentar aos munícipes, transportadoras, entidades e associações do setor, os principais pontos do decreto e como realizar o cadastro dos caminhoneiros e caminhões”, explica a gerente de Planejamento de Transporte, Kely Micheleto Carvalho.

Entenda as regras: As Rotas de Cargas Pesadas (RCP) serão vias destinadas ao trânsito de cargas pesadas no município. (Veja o mapa e tabela)

Veículos de carga leve, até 7,99 toneladas, com dois eixos, podem circular livremente pelas vias definidas na Rota de Cargas Pesadas e em qualquer ponto da cidade com atenção especial a sinalização existente.

Veículos de carga pesada, a partir de 8 toneladas, podem circular apenas nas vias definidas na Rota de Cargas Pesadas. Se quiserem circular fora delas, deverão solicitar a Autorização Especial de Trânsito de Carga (AETC) mediante prévio cadastro.

Os veículos biarticulados, bitrem, ou de transporte de produtos perigosos poderão circular apenas nas vias definidas na Rota de Cargas Pesadas exclusivamente, mediante prévia solicitação de Autorização Especial de Trânsito de Carga (AETC), considerados a viabilidade de horários e vias a serem utilizadas.

Veículos triarticulados, também conhecidos como treminhão, não têm permissão para trafegar na cidade.

Os caminhões de utilidade pública, de bombeiros, de polícia, de fiscalização, de operações de trânsito, de infraestrutura, de transporte de combustível e caminhões guincho terão livre circulação pela cidade.

O tráfego de caminhões em Jacareí será restrito das 7h às 9h e das 17h às 19h. Nenhum veículo de carga leve ou pesada poderá circular fora da Rota de Cargas Pesadas, exceto em casos em que seja necessário para sair ou chegar à garagem.

(Luciana Valadares/PMJ – Fotos – Alex Brito/PMJ)