‘Causos’ e drama real são destaques do Cineclube de Jacareí nesta quinta

Escutar áudio do texto

O Contador de Histórias é a atração do Cineclube Jacareí nesta quinta-feira (23). A sessão gratuita começa às 19h, na Sala Mário Lago (Pátio dos Trilhos).

Na sequência serão exibidos dois episódios do documentário Casa de Causos, beneficiado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu. Com direção de Tatiana Baruel, a produção é dedicada aos contadores de histórias no Vale do Paraíba. Nos episódios de quinta-feira, serão retratados os contadores Sarkis e ‘Seu Nêgo’.

Longa – “O contador de histórias” (BRA- 2009) é dirigido por Luiz Villaça e traz os atores Maria de Medeiros, Marco Antônio Ribeiro e Teuda Bara. O filme traz a história de Roberto Carlos Ramos, um jovem da década de 70 que mora na favela de Belo Horizonte. A mãe decide encaminhá-lo para a Febem, acreditando em melhores oportunidades para o filho. Roberto Carlos consegue chamar a atenção de todos os detentos e ganha respeito dos mesmos, até mesmo para conseguir comida. Quando se torna adolescente, é transferido para outra instituição onde as regras são mais rígidas e acaba por descobrir as drogas. O seu comportamento é tido como irrecuperável, a pedagoga francesa Margherit Duvas conquista o menino e o adota, ambos vão viver na França. Anos mais tarde, Roberto Carlos retorna à Febem, como educador, e adota alguns detentos criando uma família numerosa, com vinte filhos adotivos.

(Rosana Antunes/PMJ)