Cata-Treco atende mais três bairros no sábado (18)

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza nos bairros Jardim Mesquita, Parque Brasil (Avenida Avareí) e Jardim Santa Maria mais uma Operação Cata-Treco, neste sábado (18), a partir das 7 horas. No último dia 11, a operação foi realizada no Parque Itamarati, Vila Martinez, Vila Nossa Senhora de Lourdes e Vila Natália, e o montante recolhido foi de mais de quatro toneladas de material.

A Operação Cata-Treco é um serviço itinerante da Prefeitura de Jacareí que recolhe, nos bairros por onde passa, sucata e utensílios domésticos em desuso, como pneus, móveis, colchões, geladeiras além de material reciclável em geral (vidro, metal, papel e plástico).

O serviço não inclui remoção de entulho de construção civil nem restos de poda ou capina. Na operação, cerca de 100% de todo material recolhido é reaproveitado pela Cooperativa Jacareí Recicla, que tem apoio da prefeitura. A operação Cata-Treco visa à saúde preventiva da população e a preservação do meio ambiente, pois evita que objetos sejam descartados em locais impróprios, como áreas verdes, terrenos e córregos.

Na véspera da operação são distribuídos panfletos pelo bairro a ser atendido, orientando os moradores a separar o material e deixá-lo na calçada, na frente da casa. Além disso, o serviço contribui com a limpeza da cidade, ajuda os moradores a manterem suas casas limpas e evita também a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

Avulso – A Secretaria de Meio Ambiente também realiza o Cata-Treco avulso, em todos os bairros, mediante pré-agendamento pelo telefone 3961-3040, às terças e quintas-feiras das 8 às 16 horas. São 12 munícipes atendidos por dia. A meta da secretaria é aumentar para mais um dia de atendimento.

(Marta Fernandes/PMJ – Foto: Luiz Cepinho/PMJ)