Casa no Rio Comprido é beneficiada pelo Bem Morar

Escutar áudio do texto

Depois de três meses, Jucutinha Bispo Monteiro, 45 anos, e o filho Emanuel, 9 anos, voltaram ao lar e encontraram tudo muito diferente. A começar pelo azul intenso que coloriu todo exterior da pequena casa na rua Francisco de Sá, no Rio Comprido, beneficiada pelo programa Bem Morar, uma iniciativa da Fundação Pró-Lar de Jacareí.

Mas a transformação na casa não se resume a pinceladas. As paredes esburacadas, teto repleto de goteiras, fiação exposta foram totalmente reformados. E o interior da casa ganhou mais conforto com a instalação de portas, janelas, pisos e revestimento. “Quando chovia, molhava tudo. Não tinha nem porta, eu precisava colocar umas tábuas para proteger a entrada. Agora posso fechar as portas de casa e dormir tranquila”, comemora Jucutinha. Para o filho Emanuel, a casa “ficou muito melhor”. Ele ajudou a mãe na escolha da cor azul. “É bonito como o céu”, compara.

Durante a reforma, que começou no final de junho, a casa praticamente foi refeita, conforme explica a engenheira Luana: “O reboco estava muito desgastado e havia uma diferença muito grande de prumo. Tivemos de mexer em tudo, desde a fiação elétrica, rede de esgoto até o teto. Não havia nem mesmo portas, apenas umas madeiras escoradas”.

A presidente da Fundação Pró-Lar destaca que o objetivo do Bem Morar é proporcionar mais dignidade para as pessoas. “Mais que morar é preciso viver bem. E o propósito do programa tem sido oferecer, por meio reformas de baixo custo, melhores condições de moradia para as pessoas”.

Programa – O programa Bem Morar foi lançado em maio pela Prefeitura de Jacareí com o objetivo de realizar reformas de baixo custo e de rápida execução em moradias de famílias com renda de até três salários mínimos que residam em imóveis próprios e regularizados e que possuam problemas de salubridade. As famílias não têm nenhum custo para a realização das reformas e os materiais são custeados com verba da Pró-Lar. Para o programa foi destinado R$1 milhão, sendo R$10 mil por moradia. Antes de realizar a reforma, a equipe técnica da Pró-Lar visita a residência, elabora um projeto de reforma que conta com a aprovação da família.

(Rosana Antunes/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)