Carnaval 2023: Jacareí abre programação carnavalesca do Vale com o Encontro de Baterias e Concurso da Corte

O evento que reunirá todas as agremiações da cidade será neste sábado (14), no Espaço Bunkyo

A Prefeitura Municipal (PMJ), por meio da Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ), abre a programação do Carnaval 2023 neste sábado (14), com o Encontro de Baterias e Concurso da Corte.

O evento, que contará com a presença de todas as agremiações da cidade e irá eleger o Rei Momo, a Rainha e as Princesas do Carnaval 2023, será às 18h, no espaço Bunkyo Jacareí. Para a entrada, será necessária a doação de 1kg de alimento não perecível.

Além do Encontro de Baterias e Concurso da Corte, a programação contará com apresentação da Bateria Carnavale e participação do intérprete carnavalesco Fredy Vianna. As Escolas de Samba também irão apresentar os seus sambas enredo e casal de mestre-sala e porta-bandeira.

Guilherme Mendicelli, presidente da FCJ,  ressalta a alegria de retomar o carnaval jacareiense, após pausa em decorrência da pandemia da Covid-19. “O Encontro de Baterias e Concurso da Corte simboliza o início da agenda do Carnaval 2023, que neste ano virá ainda maior, contemplando não só o nosso desfile das Escolas de Samba, mas também a cultura dos bloquinhos e tradições carnavalescas de Jacareí e do Vale do Paraíba”, pontua.

Tradição – Com mais de nove anos de história, a AJASA (Associação Jacareiense das Escolas de Samba), organizadora do Carnaval 2023, contempla as escolas Estrela Cadente, Unidos do Jacarezão, Unidos do Álcool, Luz do Amanhã e Unidos de Santa Helena. O desfile oficial das Escolas de Samba, uma das maiores tradições carnavalescas do município, será no domingo de carnaval, 19 de fevereiro.

Agenda – Após o  Encontro de Baterias e Concurso da Corte, Jacareí vai receber, no próximo 21 de janeiro, o tradicional Bloco do Barbosa, de São Luiz do Paraitinga. A concentração será às 16h, no Parque da Cidade, com saída às 17h e percurso nas ruas centrais. O destino final será na Escola Estadual Prof. Benedicto Mauro dos Santos, no Jardim Paraíba. E nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, a FCJ também preparou uma programação diversa para o pré-carnaval. Em breve, mais detalhes serão divulgados.

As informações sobre o Carnaval 2023 serão divulgadas nos canais oficiais de comunicação da FCJ e Prefeitura Municipal de Jacareí.

• Encontro de Baterias e Concurso da Corte
  • Dia e horário: 14 de janeiro, sábado, 18h
  • Local:  Espaço Bunkyo Jacareí – Av. Lucas Nogueira Garcês, 1.940, Jardim Esperança
  • Necessária a doação de 1kg de alimento para a entrada do evento