CAPS Álcool e Drogas de Jacareí promove autonomia aos pacientes que enfrentam o vício, por meio de oficinas terapêuticas

Além do acolhimento tradicional, pacientes realizam diversas atividades como pintura, música, culinária, horta e plantas medicinais, entre outros

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) de Jacareí oferece atendimento para pessoas que sofrem com transtornos decorrentes do consumo abusivo de álcool e outras drogas. Muito além do acolhimento, o equipamento também proporciona diversas atividades terapêuticas e preventivas, com objetivo de promover autonomia aos pacientes.

O trabalho é desenvolvido por uma equipe multiprofissional da Secretaria de Saúde, com olhar humanizado, integral e continuado, que visa atender às necessidades dos pacientes, de acordo com a política da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Todo o tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Oficinas Terapêuticas

Além do atendimento de portas abertas, as consultas médicas e demais tratamentos necessários aos pacientes, são disponibilizadas as oficinas terapêuticas, com diversas atividades diferentes, como pintura, música, culinária, horta e plantas medicinais, entre outros.

“As oficinas ofertadas pelo CAPS AD, são para os usuários que fazem acompanhamento por meio de um PTS (Projeto Terapêutico Singular), realizado a partir de um acolhimento inicial, onde é avaliada a necessidade de cuidados do indivíduo, e, a partir daí, além das oficinas, também são ofertados grupos terapêuticos do álcool, de múltiplas drogas, tabagismo e de família”, explica Elaine Alberigi, supervisora do CAPS AD de Jacareí.

Mãos na Terra

Vicente Natalino, 54 anos, um dos participantes da oficina terapêutica de hortas, no Viveiro Municipal

Para o jacareiense Vicente Natalino, de 54 anos, poder participar das atividades com a horta, que são realizadas no Viveiro Municipal, foi fundamental para seu tratamento. “Faz oito anos que consegui parar de beber e fumar, graças ao pessoal do CAPS AD. Hoje sou outra pessoa. E trabalhar com a terra, com enxada, é tudo que eu mais gosto. Talvez sozinho, sem apoio, eu não teria conseguido, pois eu estava em uma situação bem crítica. Hoje tenho minha vida, consigo me cuidar e fazer todas as minhas coisas normalmente”, disse.

A técnica de enfermagem, Patrícia dos Santos, responsável por orientar e acompanhar os pacientes durante os trabalhos com a horta, explica que são atividades extremamente relaxantes e podem trazer diversos benefícios à saúde mental. “O projeto já existe há alguns anos e tem ótimos resultados. É importante para que eles consigam canalizar as energias em algo que lhes dê prazer. Ajuda muito no tratamento, já está, inclusive, cientificamente comprovado”, explica.

João Pedro, de 51 anos, começou o tratamento há dois anos, para se livrar do alcoolismo. “Se não fosse o trabalho com a terra, que eu amo, eu não tinha me curado. Se não fosse todo o acolhimento e acompanhamento dos profissionais do CAPS AD, eu acho que nem estaria mais aqui. Sou muito grato a todos eles e, enquanto existir esse programa com a horta, eu pretendo continuar aqui, é onde me sinto bem”, disse.

CAPS AD

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas fica localizado na Avenida Major Acácio Ferreira, 620, no bairro Jardim Leonídia. Qualquer munícipe pode procurar o acolhimento no local. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (12) 3952-9551.

Legenda: Imagens dos pacientes do CAPS AD trabalhando na horta do Viveiro Municipal