Cãozinho em condições de maus-tratos ganha chance de construir nova história em Jacareí

Escutar áudio do texto

Desde a última semana, a vida do cãozinho Fred não foi mais a mesma.

Ele estava preso em uma casa no Jardim São José, quando foi resgatado pela equipe da Diretoria de Proteção Animal, da Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana, em 14 de fevereiro. Agora, recebe todos os cuidados para ficar disponível à adoção e construir uma nova história junto a uma família carinhosa e responsável.

A história do cãozinho chegou à Prefeitura de Jacareí após denúncias de vizinhos que tentavam ajudar o animal passando água e ração pelo portão. Segundo eles, o vira-lata caramelo encontrava-se preso no imóvel há dias, sem qualquer assistência, depois de seus antigos tutores deixarem o local. 

Durante a verificação da denúncia, a equipe da Proteção Animal constatou que ele apresentava sinais de desnutrição e vivia sob ambiente inadequado. Não houve sucesso no contato com o antigo tutor e um boletim de ocorrência foi registrado. O resgate foi desenvolvido em parceria com a Patrulha Ambiental da Guarda Civil Municipal e com a Polícia Civil. 

Hoje, com o suporte do município, o Fred já apresenta melhoras e socializa com outros cães do Abrigo Temporário. A expectativa é a de que ele fique disponível para adoção em breve.

Maus-Tratos

Infelizmente, casos como o do Fred não são isolados. A Lei 14.064/20, do governo federal, estabelece que prática de abuso, maus-tratos, ferimento ou mutilação dos bichos de estimação é punida com reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda. Em Jacareí, o abandono de animais em áreas públicas e particulares ainda é proibido pela Lei 6.273/19, que estabelece sanções para a prática de maus-tratos. As multas variam de 30 a 100 VRMs.

Denúncias de maus-tratos no município podem ser denunciadas pelo contato 08000 163010 ou pelo AtendeBem Online. O número do protocolo e provas como fotos e filmagens devem ser encaminhadas para o WhatsApp da Diretoria de Proteção Animal, cujo número é (12) 99156-5946.

A Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana alerta que a adoção responsável significa comprometimento com o bem-estar do animal por toda a vida, o que inclui tempo e disponibilidade para passeios, alimentação, cuidados veterinários, espaço adequado para o porte do animal, além de compromisso afetivo.