Canil da Guarda Civil Municipal de Jacareí é inaugurado

A Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão inaugurou nessa terça-feira (31) o Canil da GCM (Guarda Civil Municipal), serviço que visa reforçar o trabalho dos agentes de segurança municipais.

O canil tem a coordenação do Grupo de Operações com Cães, formado por quatro guardas civis, condutores dos animais. Os agentes passaram por vários treinamentos, incluindo legislação canina, formação e condução de cães de faro.

O local conta com cinco cães adestrados, da raça Pastor Belga Malinois. As fêmeas Beretta, de seis meses, Akira e Atena, de 1 ano e quatro meses, e os machos Conan, de seis anos e Django, de dois anos, sendo que esses dois últimos atuam como cães de faro. Já as fêmeas são cães de proteção, sendo que a Atena também tem função de faro.

Todos os animais passam por constantes treinamentos, mas somente os cães de faro estão prontos, e os cães de proteção encontram-se em fase final de preparação para participar de operações.

Os cães de faro executam trabalhos de detecção de entorpecentes. Eles realizam trabalhos preventivos junto da equipe do Grupo de Operações com Cães, prestam apoio às equipes de patrulhamento da GCM e, também, apoio às polícias Civil e Militar.

A cerimônia de inauguração também celebrou os 63 anos de fundação da Guarda Civil Municipal. O evento contou com as presenças do secretário da pasta, Rafael Julio, do subcomandante, Marcel Tadeu, secretário de Governo e Planejamento, Celso Florêncio, da vereadora Patas da Amizade, tenente coronel Igor da Força Aérea Brasileira e do Cabo Mota, do Corpo de Bombeiros, entre outras autoridades.

O secretário Rafael Julio ressaltou o trabalho da GCM nesses 63 anos: “Cresci ouvindo falar da nossa GCM. Meu respeito a toda essa história de uma guarda ativa, que busca sempre contribuir com a segurança dessa cidade, em trabalho conjunto com outras forças de segurança do Estado”.

Rafael Julio destacou também o empenho dos guardas civis condutores dos cães.  “Dedicação desses guarda foi fundamental para que esse projeto acontecesse”.

Legenda: Canil da GCM de Jacareí