Campanha para realizar testes anti-HIV começa dia 24

Escutar áudio do texto

A campanha “Fique Sabendo: Tire o Peso da Dúvida – Saber Faz a Diferença” começa nesta terça-feira (24), com a realização de testes para detectar a presença do vírus HIV, que causa a Aids (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida).

Os testes serão feitos em todas as unidades de atenção básica à saúde – UBS (Unidade Básica de Saúde) e UMSF (Unidade Municipal de Saúde da Família) – entre os dias 24 de novembro e 1º de dezembro, nos horários de funcionamento das unidades, das 7h às 17h nas UMSF e das UBS 12 horas (Santa Cruz dos Lázaros, Jardim das Indústrias, Parque Santo Antônio e Cidade Salvador), das 7h às 19h.

Os testes também serão realizados no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAP AD), entre os dias 24 de novembro e 1º de dezembro, também das 7h às 17h, na Avenida Nicolau Mercadante, 146. No dia 28 de novembro, haverá caminhada de conscientização no Parque da Cidade, a partir das 9h, com concentração a partir das 8h30. No local também serão realizados testes.

No ano passado, a campanha para realização de testes anti HIV efetuou 1.984 testes, sendo que 1.514 foram testes rápidos, nos quais os resultados saem entre 15 e 30 minutos, e 470 testes convencionais, realizados quando há indícios de contaminação nos testes rápidos. No total, foram confirmados 11 casos de Aids, sendo que 2 destes já estavam em acompanhamento no Ambulatório de Infectologia.

Além dos testes anti HIV, serão realizados também testes para saber se as pessoas estão infectadas pela bactéria causadora da sífilis e, somente para gestantes, testes para saber se as mulheres grávidas estão infectadas com os agentes causadores de hepatites tipo B e C.

Cinema – Entre os dias 23 e 27 de novembro será realizada no Auditório Paulo Freire, no EducaMais Jacareí, a mostra de cinema “Mostra Aids” com filmes que apresentam temática relacionada com a Aids e são dirigidos principalmente à população jovem. As sessões terão início às 19h e serão exibidos os seguintes filmes:

Dia 23: Angels in America (2003)
Dia 24: Cazuza – O tempo não para
Dia 25: Carandiru
Dia 26: Clube de Compras Dallas
Dia 27: Kids
(Secretaria de Comunicação Social/PMJ)