Campanha nacional de vacinação contra influenza começa segunda (17) em Jacareí

Escutar áudio do texto

Começa na próxima segunda-feira (17), em Jacareí, a campanha nacional de vacinação contra a influenza, mais conhecida como gripe. A campanha será dividida em cinco etapas, distribuídas entre os grupos prioritários, e vai até o dia 26 de maio, com o Dia de Mobilização Nacional (Dia D) programado para o dia 13 de maio.

Ao tomar a vacina, a população não apenas se protege contra a gripe, mas evita e diminui os riscos de ter quadros mais graves relacionados à hospitalização e morte, principalmente em quadros de pneumonia e doenças cardíacas, como também diminui as chances de propagar o vírus e infectar outras pessoas.

O município recebeu 10.800 doses da vacina, para atender as duas primeiras etapas da campanha, e estarão disponíveis em todas as Unidades Médicas de Saúde da Família (UMSF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) na cidade.

Para 2017, a grande novidade é a inclusão dos professores, de escolas da rede pública e privada, nos grupos prioritários para receberem a vacina.

A vacina começa agir no organismo em duas semanas e tem a duração de nove meses. Portanto, recomenda-se que aqueles que tomaram a vacina no ano passado, tomem novamente esse ano. Além do que, para aumentar a eficácia, o Ministério da Saúde muda a fórmula da vacina constantemente. Neste ano, ela garante a proteção contra os três tipos de vírus que mais circularam, em 2016, no hemisfério sul: influenza A (H1N1e H3N2) e influenza B.

É importante que a população incluída nos grupos prioritários incorpore, anualmente, o hábito de se vacinarem. São pessoas que estão mais suscetíveis ao vírus, e, caso infectados, os efeitos da gripe podem ser muito mais agressivos no organismo”, reforça Ricardo Buchaul, diretor de vigilância à saúde.

As cinco etapas estão divididas da seguinte maneira:

Etapa 1 – iniciou na última segunda-feira (10) e atende, especialmente, os trabalhadores da área de saúde dos hospitais.

Etapa 2 – que inicia na próxima segunda-feira (17) e abrange as pessoas com 60 anos de idade ou mais e os trabalhadores de saúde de serviços públicos e privados.

Etapa 3 – a partir do dia 24 de abril e atende gestantes, mulheres que tiveram filho recentemente, crianças a partir dos seis meses até os cinco anos de idade e indígenas.

Etapa 4 – começa no dia 2 de maio e atenderá comorbidades, que são casos de pessoas que apresentam duas ou mais doenças ao mesmo tempo, e portadores de doenças crônicas.

Etapa 5 – inicia a partir do dia 8 de maio e atenderá professores e todos os outros grupos anteriores.

Prevenção – Além da vacinação para os grupos prioritários, é importante que a população tome atitudes que ajudem a prevenir a propagação do vírus, como lavar e higienizar as mãos com frequência; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados e evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.

(Guilherme Mendicelli/PMJ)