Campanha ‘Fique Sabendo’ amplia ações de prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)

A Secretaria de Saúde de Jacareí organizou uma semana de programação voltada aos serviços de promoção à saúde da população

É reforçado neste dia 1º de dezembro o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, doença sexualmente transmissível causada pelo vírus HIV, que interfere na capacidade do organismo de combater infecções.

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, em seu Programa Municipal de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), preparou uma semana de programação especial ao enfrentamento do HIV, entre outras infecções.

Por meio da testagem rápida de prevenção e promoção de saúde, a Campanha Fique Sabendo ou o Dezembro Vermelho tem como objetivo ampliar o diagnóstico do HIV e Sífilis, e acessar o tratamento para os casos positivos, com o objetivo de interromper a cadeia de transmissão destas infecções.

Todas as Unidades Municipais de Saúde participarão da programação que ocorrerá até o próximo dia 7 de dezembro. As Unidades Municipais de Saúde da Família (UMSF) ofertarão os testes de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Já as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Parque Santo Antônio, Cidade Salvador, Santa Cruz dos Lázaros e Jardim das Indústrias, e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Dr. Thelmo e Parque Meia Lua, ofertarão os testes das 7h às 21h, também de segunda a sexta-feira.

A missão da campanha é alcançar a população mais vulnerável à contaminação, que são adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos, profissionais do sexo, usuários de álcool e outras drogas, homossexuais, travestis, transexuais, mulheres e idosos.

A psicóloga Lilihan Martins da Silva, Coordenadora do Programa Municipal de IST pontua que Jacareí está entre os 145 municípios prioritários para a Campanha no Estado e, mais uma vez, busca ampliar suas ações de promoção e prevenção à saúde da população. “Acima de tudo, a Campanha traz à tona a luta pela humanização dos serviços de saúde e o combate à discriminação contra as pessoas que vivem com HIV ou outras ISTs”, disse.

Qualificação – Os serviços contarão com a participação dos profissionais de saúde, para que, por meio do diálogo, estimulem seus pacientes e população em geral a fazer o teste, que deve ser espontâneo. Vale ressaltar que a equipe do Programa IST/HIV/AIDS/HV do município foi capacitada para que as ações sejam realizadas com a devida qualidade.

Lembrando ainda que a Campanha Fique Sabendo amplia a oferta dos preservativos internos e externos, além do gel lubrificante, como importantes aliados na prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Legenda: Aplicação dos testes rápidos de prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis em edições anteriores