Campanha de vacinação contra o sarampo começa nesta terça-feira (14) e vai até o fim de agosto

Escutar áudio do texto

A Secretaria de Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Básica, promoverá, a partir desta terça-feira (14) até o dia 31 de agosto, a campanha de imunização contra o sarampo em Jacareí. Os munícipes poderão comparecer em suas unidades de referência de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A campanha de imunização contra o sarampo está sendo realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde e nas Unidades Municipais de Saúde da Família.

Para as faixas etárias que incluem crianças de seis meses a adultos de 29 anos, serão analisadas as cadernetas de vacina e a aplicação será priorizada para os munícipes que ainda não foram vacinados. Já para a população de 30 a 49 anos, a vacinação é indiscriminada, ou seja, todas as pessoas nessa faixa etária devem procurar suas unidades de saúde de referência no período da campanha.

Vale ressaltar que pessoas com histórico de alergia grave a ovo não poderão receber a dose da vacina (que será a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola).

A diretora de Atenção Básica do munícipio, Marilis Cury, reforça que a vacinação é extremamente importante e eficaz para proteger a todos, evitando o adoecimento e a circulação do vírus. “Sabemos que em 2019, no mundo todo, ocorreram surtos de sarampo, inclusive no Brasil, afetando o estado de São Paulo. É uma doença muito contagiosa, que acomete principalmente adultos jovens, crianças menores de um ano e adolescentes, podendo levar à morte”, argumenta.

Em 2019, Jacareí registrou 12 casos confirmados de sarampo, sem registros de óbitos. Neste ano, até aqui, foram registrados dois casos, sem óbitos também.

A doença – O sarampo é uma doença altamente contagiosa, causada por um vírus transmitido por meio de espirros ou secreção de uma pessoa infectada a outra. Os sinais mais comuns de infecção são manchas vermelhas pelo corpo, irritação dos olhos, tosse persistente, corrimento do nariz, mal-estar e manchas brancas na região interna da boca. Em casos mais graves, é comum o paciente apresentar sintomas como pneumonia, conjuntivite, febre, convulsões, entre outras decorrências que podem levar à morte.

Legenda: Profissional de saúde com a vacina na Campanha de vacinação contra o sarampo