Campanha de vacinação contra a Gripe H1N1 atinge 97,24% do público alvo

Escutar áudio do texto

A Campanha de Vacinação contra o vírus H1N1, causador da gripe, atingiu 97,24% da população formada pelos grupos prioritários (crianças menores de 5 anos, gestantes, puérperas, idosos e trabalhadores da saúde) e pessoas com comorbidade (diagnósticos de ao menos duas doenças). A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de vacinar pelo menos 80%.

Desde o dia 30 de abril, quando começou a vacinação, foram vacinadas 42.831 pessoas. A campanha foi encerrada no dia 20 e não será prorrogada. Até o dia 31 de maio serão vacinadas gestantes e crianças que ainda não receberam a imunização e a partir do dia 30 tem início a vacinação da segunda dose para crianças que só receberam uma dose e ainda não completaram o esquema vacinal para este grupo. A vacinação contra o H1N1 está sendo feita em 17 unidades de saúde entre 8h e 17h.

A prevenção da doença é feita com hábitos de higiene, como proteger a boca ao tossir ou espirrar e sempre lavar as mãos. Os sintomas do H1N1 são semelhantes aos da gripe normal: febre, tosse seca e cansaço. O doente pode ainda ter infecção no sistema respiratório.

(Secretária de Comunicação)