Campanha de vacinação contra febre amarela é prorrogada até 2 de março

Escutar áudio do texto

Cidade atingiu 60% da meta, enquanto a média do Estado de SP é 36% e do Vale do Paraíba é de 33%.

Com a baixa adesão da população na busca pela vacina contra a febre amarela, o Estado de São Paulo decidiu prorrogar a campanha de vacinação até o próximo dia 2 de março. Em Jacareí, todos os postos de saúde continuam aplicando a vacina das 8h às 16h.

A decisão levou em conta a baixa adesão da população na procura pela vacina, mesmo com o aumento de casos em todo o Estado de São Paulo. Também por esse motivo, a Secretaria de Saúde não continuará com a vacinação noturna na cidade, que acontecia na antiga UPA Infantil, das 18h às 21h.

Até o momento, Jacareí vacinou 112 mil pessoas, o que representa 60% da meta do município, que é vacinar 190 mil pessoas. A média de vacinação do Estado de São Paulo é de 36%, enquanto a do Vale do Paraíba e Litoral Norte é de 33,1%.

Apesar de o município ter vacinado quase o dobro da porcentagem do Estado de São Paulo e do Vale do Paraíba, precisamos intensificar a conscientização e fazer a população procurar as unidades para se imunizar. O vírus já está na região e não podemos ‘vacilar’”, reforça a secretária de Saúde, Rosana Gravena.

Casos – Jacareí teve um caso confirmado de febre amarela na cidade. O paciente já teve alta e passa bem. Atualmente, há seis casos suspeitos de febre amarela notificados pela Diretoria de Vigilância à Saúde de Jacareí. Duas pessoas internadas e quatro óbitos que ainda estão sendo investigados. Apenas um deles reside no município.

Serviço – Para se imunizar é preciso levar um documento com foto, Cartão SUS e a carteira de vacinação (se ainda tiver).
Não serão vacinadas crianças menores de nove meses; pessoas que tenham reação alérgica a ovo de galinha e seus derivados; ou pessoas que estejam com a imunidade fragilizada. De qualquer forma, é recomendado que todos se dirijam às unidades para verificarem a viabilidade da vacina.

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)