Campanha de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero acontece sábado (20)

Escutar áudio do texto

No próximo sábado (20), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e as Unidades Médicas de Saúde da Família estarão recebendo, das 8h às 16h, mulheres de 25 a 64 anos para realização do exame conhecido como Papanicolau, que previne o câncer de colo de útero.

O câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente de alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). A infecção genital por este vírus é comum e na maioria das vezes não causa nenhuma doença. Porém, em alguns casos, pode haver infecção, reprodução das células cancerígenas ou lesões sugestivas do câncer. O Papanicolau mapeia esses sintomas e, quando houver necessidade, encaminha o paciente para a realização de exames mais completos e início correto do tratamento na rede.

A gerente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Luciana Oliveira ressalta a importância do exame preventivo. “A incidência do HPV cresce a cada dia, principalmente com o aumento das relações sexuais precoce. Então, é importante que a população se conscientize e se cuide. Um simples e rápido exame pode prevenir e evitar complicações muito maiores”, completa.

O câncer de colo de útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, só atrás do câncer de mama e do câncer colorretal, e é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Não há necessidade de agendamento para a realização do exame preventivo, basta procurar a unidade de saúde mais próxima acompanhada do cartão SUS e de um documento de identidade.

Para as mulheres a partir de 40 anos também será oferecido o encaminhamento para realização posterior do exame de mamografia, que permite rastrear sintomas do câncer de mama.

(Guilherme Mendicelli/PMJ)