Campanha de Doação de Sangue abre a ‘2ª Virada da Mobilidade’

Uma das grandes ações da ‘2ª Virada da Mobilidade’ foi a Campanha de Doação de Sangue que aconteceu no último sábado (15), no Laboratório Municipal de Análises Clínicas. O objetivo da campanha ‘Doa Jacareí’ é promover a doação de sangue, além de conscientizar a população disseminando a prática entre os moradores do município.

Segundo o Serviço de Hematologia e Hemoterapia de São José dos Campos (SHH), instituição que promove a iniciativa, passaram pelo laboratório 140 pessoas e foram coletadas 108 bolsas de sangue. “Como o acidente de trânsito é um dos grandes causadores do consumo de bolsas de sangue nos hospitais, estamos fazendo esse link para levar a solução desse problema que o trânsito infelizmente acaba causando”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes.

Ainda de acordo com o secretário, a ‘2ª Virada da Mobilidade’ este ano está promovendo várias audiências públicas, priorizando a escuta da população. “Entre os temas abertos à discussão estão as linhas de transporte coletivo, transporte de passageiro por aplicativo, transporte de carga por aluguel  (caminhões) e transporte com veículos de tração animal (carroças)”.

Outros assuntos também de grande importância abordados durante o evento são a sustentabilidade no transporte, a acessibilidade e a segurança do trânsito. A abertura oficial acontece nesta segunda-feira (17), às 19h, na Sala Ariano Suassuna, no EducaMais Jacareí, com a palestra “Mobilidade sustentável e o futuro das cidades”, ministrada pelo consultor e conselheiro da Associação Transporte Ativo, Fábio Nazareth.

Fábio é pós-graduado em Comunicação Institucional, atua há mais de dez anos com foco em mobilidade por bicicleta e atuou como coordenador de comunicação do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP – Brasil).

Confira aqui a programação completa da ‘2ª Virada da Mobilidade’, de Jacareí.

(Luciana Valadares/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)