Campanha contra pólio e sarampo finaliza com 84% da meta vacinal

Escutar áudio do texto

Na última sexta-feira (14) a campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo se encerrou em todo o Estado de São Paulo.

Em Jacareí, a meta era vacinar 95% do público-alvo, o que equivalia a aproximadamente 11.500 crianças.

No entanto, mesmo com a prorrogação da campanha e diversos ‘Dia D’, estendendo o horário de atendimento, o município alcançou a marca de 84% das crianças vacinadas contra poliomielite (o que equivale a 9.714 pessoas) e 82% contra sarampo (9.536 pessoas).

A Secretaria de Saúde reforça que a vacinação seguirá normalmente nas Unidades de Saúde, mesmo após o término da campanha.

Riscos – O sarampo é uma doença altamente contagiosa causada por um vírus transmitido por meio de espirros ou secreção de uma pessoa infectada a outra. Os sinais mais comuns de infecção são manchas vermelhas pelo corpo, irritação dos olhos, tosse persistente, corrimento do nariz, mal-estar e manchas brancas na região interna da boca. Em casos mais graves, é comum o paciente apresentar sintomas como pneumonia, conjuntivite, febre, convulsões, entre outras decorrências que podem levar à morte.
No caso da poliomielite, que pode causar a paralisia e até mesmo a morte, o cuidado deve ser redobrado, uma vez que a doença nem sempre manifesta sintomas. Quando eles se manifestam, são dores na cabeça ou na garganta, mal-estar, vômito, dor nas costas ou rigidez muscular (principalmente nos membros inferiores). Normalmente, o vírus da pólio é transmitido em locais que não possuem saneamento básico e condições de higiene precárias.

(Victor Copola/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)