Campanha contra o Aedes aegypti terá ação em escolas da Rede Municipal de Ensino

Os profissionais da Rede Municipal de Ensino vão levar para as salas de aula informações sobre combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya. Professores, diretores e profissionais de apoio pedagógico passaram por capacitação sobre o assunto e agora transmitirão as informações aos alunos.

A capacitação dos profissionais da Rede Municipal de Ensino foi feita na segunda-feira (21) e terça-feira (22) por funcionários da Vigilância à Saúde e atingiu cerca de 500 pessoas.

De acordo com Tânia Morais Ferreira Caliente, formadora de Equipes na Secretaria de Educação de Jacareí, as campanhas de orientação sobre o Aedes aegypti nas escolas da Rede Municipal de Ensino terão caráter permanente e um dos principais objetivos será alertar as crianças sobre os hábitos do mosquito para garantir mais eficiência no combate ao Aedes. Nas salas de 4º e 5º ano, por exemplo, serão realizadas “Correntes Contra o Dengue”, por exemplo.
“Nós vamos mostrar às crianças como identificar possíveis focos do mosquito em suas casas e a importância de manter um controle semanal para verificar locais com água parada que podem servir de criadouros do Aedes aegypti”, afirma Tânia.

Outra ação que será adotada na Rede Municipal de Ensino é um roteiro de entrevista para que os alunos possam aplicar em suas próprias casas e de parentes próximos, como avós e padrinhos, por exemplo, para checar se estão sendo tomados cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

(Secretaria de Comunicação)