Campanha alerta para riscos de tempestades e raios

Escutar áudio do texto

Quem anda pelas ruas de Jacareí pode se deparar com alertas como esse: “Tempestades com raios – proteja-se imediatamente!” A campanha é uma iniciativa da Defesa Civil Estadual, com o objetivo de chamar a atenção das pessoas para os perigos nessa época de verão, com grande ocorrência de temporais.

As faixas foram instaladas pela Defesa Civil do município em locais de grande movimentação como as avenidas Getúlio Vargas, Lucas Nogueira Garcez, Malek Assad, Rodovia Nilo Máximo e Pátio dos Trilhos.

O objetivo é alertar a população para estar atenta à previsão do tempo e a qualquer indício de tempestades procurar abrigo e evitar lugares abertos, próximos à rede de alta tensão, ou embaixo de árvores. Lugares com indícios de deslizamentos, também exigem atenção. “Como precaução, é importante que ao menor sinal de deslizamento, o morador procure lugar seguro e acione o Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil, que trabalham em conjunto nessas situações”, ressalta o diretor da Defesa Civil de Jacareí, José Donizete de Toledo.

Para reforçar os cuidados, a Defesa Civil de Jacareí lista dicas importantes para as pessoas se protegerem contra possíveis riscos de quedas de árvores e descargas elétricas, muito comuns nessa época.

Confira:

Nunca se abrigar embaixo de árvores;

Evitar locais abertos como campos, praias e piscinas;

Se estiver dirigindo, permaneça no veículo;

Nunca fique próximo de redes de energia elétrica;

Evite utilizar telefone, principalmente o fixo;

Dentro de casa, evite banhos durante a tempestade, contato com objetos de estrutura metálica e o uso do telefone celular ligado na tomada.

Em casos de emergência, ligue: Corpo de Bombeiros – 193; Defesa Civil – 199.