Caminhada em favor da Luta Antimanicomial acontece nesta quinta-feira (26), em Jacareí

Escutar áudio do texto

Os participantes irão caminhar do Pátio dos Trilhos até o Parque da Cidade. Evento é aberto ao público

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, realizará, na quinta-feira (26), a ‘IV Caminhada em favor da Luta Antimanicomial’. O evento é uma celebração ao o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio, que promove a conscientização e discussão sobre a extinção de manicômios como um meio de tratamento psiquiátrico no Brasil.

A caminhada, que é aberta ao público, terá como ponto de partida o Pátio dos Trilhos (Praça Raul Chaves), a partir das 8h30. O local de chegada será o Parque da Cidade, onde estarão expostos diversos trabalhos realizados nas oficinas terapêuticas dos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) e também apresentações artísticas de pacientes.

“Nós evoluímos muito nos últimos anos em relação ao tratamento de pacientes psiquiátricos. O trabalho realizado pelo SUS mostra que, como qualquer cidadão, pessoas com transtornos mentais têm direito à liberdade. É possível realizar o tratamento de forma humana e sem privá-los da convivência em sociedade. A caminhada é um evento muito importante para nós, para reforçar a importância desse movimento e enaltecer o trabalho que realizamos diariamente na cidade”, explica Rosana Gravena, secretária de Saúde de Jacareí.

CAPS

A política do CAPS é fruto de um longo processo de luta social que culminou com a reforma psiquiátrica, em 2001. O perfil de cuidado dos CAPS segue a linha dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), que tem como principal base a universalidade, equidade e integralidade. Esse modelo vem substituindo progressivamente os manicômios, que são norteados por princípios excludentes, opressivos e reducionistas, e incentivando o convívio com a família e a comunidade.

Legenda: Caminhada em favor da Luta Antimanicomial será realizada na quinta-feira (26)