Caminhada da Luta Antimanicomial reúne 200 pessoas em Jacareí

Nesta quinta-feira (30), em comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial, o centro de Jacareí ficou mobilizado pela luta por um tratamento psiquiátrico livre e humanizado. Aconteceu a caminhada da Luta Antimanicomial, que reuniu mais de 200 pessoas durante o trajeto, que teve início no Parque da Cidade.

Maio foi instituído como o mês oficial da Luta Antimanicomial, que defende o direito das pessoas com sofrimento mental e reforça o direito das mesmas viverem em sociedade.

Com cartazes, camisetas e muita animação, o público presente se sensibilizava pela causa e entoavam cantos em prol da causa. Entre as faixas que eram carregadas pelos participantes, frases como ‘Manicômios nunca mais’, ‘Transtorno mental é problema de todos’ e ‘Transtornos mentais se curam no CAPS’ se evidenciavam em meio a multidão.

Participaram da caminhada pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), familiares, profissionais de saúde, estudantes de psicologia e outros interessados, além do prefeito Izaias Santana, vice-prefeito Edgard Sasaki e da secretária de Saúde Rosana Gravena.

A caminhada contou com o apoio das secretarias de Esporte e Recreação e também Meio Ambiente, sem contar com a participação de servidores de diversas áreas pela causa.

CAPS – A política do CAPS é fruto de um longo processo de luta social que culminou com a reforma psiquiátrica, em 2001. O perfil de cuidado dos CAPS segue a linha dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), que tem como principal base a universalidade, equidade e integralidade. Esse modelo vem substituindo progressivamente os hospitais manicomiais, que são norteados por princípios excludentes, opressivos e reducionistas, ou seja, no lugar do isolamento dos hospitais manicomiais, o convívio com a família e a comunidade.