Câmeras do COI flagram animal exótico em área urbana e Meio Ambiente orienta sobre como agir nestes casos

As câmeras do COI (Centro de Operações Integradas), de Jacareí, flagraram um lobo-guará circulando pela área urbana da cidade. O fato foi na madrugada do dia 2 de janeiro. As imagens, divulgadas pela Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, mostram o animal atravessando o cruzamento das ruas Carlos de Campos e Conselheiro Antônio Prado, na região central.

A cena inusitada chamou a atenção dos funcionários do COI, já que a espécie não é nativa da região. O fato foi relatado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que dá algumas orientações à população, caso alguém se depare com um lobo-guará ou outro animal nativo ou exótico fora do seu habitat natural.

Seguem as orientações:

– Ligue para a Polícia Ambiental: 39111900 ou para o Corpo de Bombeiros no 193 ou 190. Ambas instituições são preparadas para recuperar e devolver esses animais ao habitat natural.

– Nunca tente fazer a captura do animal, que pode reagir de forma agressiva caso se sinta ameaçado, por estar fora do habitat natural. Não fornecer alimentos ou água, que podem ser prejudiciais.

– Não é recomendável fazer fotos próximas ao animal ou acompanhar com veículos, pois pode colocar em risco a vida tanto do animal quanto da pessoa.

Legenda: Reprodução de imagem de Lobo-guará em rua do Centro de Jacareí, capturada por Câmera do COI