Cachorrinho Tufão é a nova alegria de Acolhimento Provisório em Jacareí

O cachorrinho Tufão, que morava há cerca de seis anos no Canil Municipal, foi o escolhido para animar as 14 crianças e adolescentes do Acolhimento Institucional Mantenedora Vicente Decária, a partir desta segunda-feira (9). Pela primeira vez no município uma instituição adota um animal de estimação, com o objetivo de fazer o espaço parecer o mais próximo possível de uma casa.
A ideia partiu do psicólogo Adriano Benedito da Fonseca junto com sua equipe do Acolhimento, e envolveu as secretarias de Assistência Social, Meio Ambiente e Saúde, além do Poder Judiciário. O local é administrado pela Mantenedora Vicente Decária, em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social. Abriga crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, expostos a algum tipo de violência, e que provisoriamente não podem ficar em suas casas. “Então lá é a casa deles”, disse o psicólogo.
G.O., de 14 anos, foi a eleita pelos amigos do Acolhimento, em assembleia, para escolher o cachorrinho no Canil. “Gostei dele. Ele é muito carinhoso”. Para todos os presentes no momento, o encontro com os dois pareceu mesmo amor à primeira vista.
Para a gerente de Trabalho Comunitário de Proteção Animal da Secretaria de Meio Ambiente, Joelma Prilips, a iniciativa é maravilhosa. “Se todas as instituições fizessem o mesmo seria perfeito. É uma oportunidade de o animalzinho ficar com a criança neste momento difícil’, destaca a gerente, que levou o Tufão para uma sessão de embelezamento, na Clínica Forpets, que doou o atendimento.
O Canil Municipal fica no bairro Cidade Salvador. Possui aproximadamente 50 cachorros esperando por um novo dono.
A Secretaria de Meio Ambiente vem fazendo campanhas de adoção e desenvolvendo várias atividades com o objetivo de achar um lar para estes cãezinhos, que foram recolhidos pelas ruas e levados para o Canil. Quem tiver interesse em adotar um animalzinho pode procurar a Secretaria de Meio Ambiente (Rua Lamartine Delamare, 153 – Centro) ou pelo telefone 3955-9700.

(Marta Fernandes/PMJ – Fotos: Cristina Reis/PMJ)