Book Park Itinerante acontece neste sábado no Meia-Lua

A terceira edição do projeto Book Park Itinerante será realizada no próximo sábado (22) no EducaMais Parque Meia-Lua, a partir das 14 horas. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, tem parceria com a Votorantim pela Educação (PVE), e é uma das iniciativas que compõe as ações planejadas de levar a leitura para bairros afastados.

A proposta é estimular vivências em locais descentralizados com pouco acesso a equipamentos culturais, onde os moradores possam se relacionar com o universo literário de forma prazerosa e instigante. A primeira edição do Book Park Itinerante foi no distrito de São Silvestre e a segunda no bairro Rio Comprido.

A Parceria Votorantim pela Educação (PVE) tem o objetivo de contribuir para a melhoria da educação pública, por meio da mobilização social das comunidades e do apoio à qualificação das práticas de gestão educacional. Teve início em fevereiro deste ano e reuniu vários setores da sociedade para a formação de um grupo de agentes mobilizadores sociais com o tema “Juntos pela Leitura”.

Inspirado nesse tema, e articulados ao Programa Jacareí Cidade Leitora, foram formadas frentes de trabalho, que contam com a participação de representantes de diversas entidades e setores da sociedade como: Secretaria Municipal de Educação, Fibria, Doutores Coloridos, Fênix, Academia de Letras de Jacareí, Rotary, Rotaract, CEDAC, Instituto Votorantim, Associações Amigos de Bairro, Líderes Religiosos, Biblioteca Municipal Macedo Soares, Biblioteca Comunitária Ler para Crescer, Fundação Cultural de Jacareí, SAAE, Secretaria de Esportes e Secretaria do Meio Ambiente. Os grupos buscam planejar e executar ações para engajar toda a comunidade em prol da educação.

Uma outra frente de trabalho denomina-se Provocações Literárias. Esse grupo visitou faculdades de Pedagogia de Jacareí levando o programa de formação para estudantes que queiram participar do projeto. O próprio grupo preparou a formação, que iniciou no último dia 15. Esses estudantes receberão remuneração como estágio, aulas e ainda atuarão em seus próprios bairros como contadores de histórias.

Neste ano, apoiados pela Fibria, sete municípios do Vale do Paraíba participam do PVE. Além de Jacareí, as cidades atendidas são: Igaratá, Santa Branca, Paraibuna, Pindamonhangaba, Salesópolis e Tremembé. O programa, cuja finalidade é constituir e fortalecer as redes locais pela educação, prevê impactar direta e indiretamente cerca de 50 mil pessoas, entre educadores, estudantes e comunidade.

Programação – Confira a programação desta 3ª edição do Book Park:

13h30 – Recepção dos convidados

14h – Abertura

14h10 – Apresentação de Hip-hop

14h20 – Apresentação de Dança

14h30 – Sessões de Vivências de Leitura (Teatro de Fantoche, História Cantada e Contação de histórias) e mini oficinas

15h30 – Apresentação de Tae-kwon-do

16h – Sessões de Vivências de Leitura (Teatro de Fantoche, História Cantada e Contação de histórias) e mini oficinas

17h – Encerramento

Durante todo o evento:

Cadastro para carteirinha da Biblioteca Municipal

Cantinhos de leitura compartilhada e acervo de livros para a comunidade