Bom Prato Móvel inicia atividades em Jacareí na segunda (4)

A prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Assistência Social, e a Associação Missão Sede Santos entregam para a população do município o serviço Bom Prato Móvel.  As atividades da unidade terão início na próxima segunda-feira (4), a partir das 11h, na Avenida Lafaiete Benedito Briante, S/N, no bairro Jardim do Vale; próximo a Unidade de Saúde da Família.

O “Bom Prato Móvel” entregará almoço no local dentro do período de dois meses. Após este período a unidade visitará outro bairro da cidade. Por dia, serão entregues 300 refeições no formato de marmitex.

A iniciativa acontece após as secretarias de Assistência Social, Mobilidade Urbana e Governo e Planejamento terem ido até a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, de São Paulo, para alinhar os últimos detalhes da vinda do Bom Prato Móvel para Jacareí.

A escolha da localização para o início das atividades do serviço contou com dois indicadores. O primeiro é uma questão de logística e o segundo está relacionado à quantidade de pessoas na região cadastradas no sistema CadÚnico, da Prefeitura.

“A felicidade em ampliar o serviço do Bom Prato é enorme. Com a descentralização da unidade teremos a oportunidade de levar refeição de qualidade e segurança alimentar para a população em situação de vulnerabilidade social a R$1, nos bairros”, relata a secretária de Assistência Social, Patrícia Juliani.

Refeições

O valor da refeição é R$ 1. A alimentação é balanceada com 1.200 calorias, composta por arroz, feijão, salada, legumes, um tipo de carne, farinha de mandioca, pãozinho, suco e sobremesa (geralmente uma fruta da época).

Histórico

A instalação do ‘Bom Prato’ no município foi realizada por meio de um convênio entre a Prefeitura de Jacareí e o Governo do Estado, em julho de 2022. Os recursos para gestão do ‘Bom Prato’ são subsidiados pelo pagamento dos usuários (R$ 0,50 café; R$ 1 almoço e jantar), e a diferença é dividida por igual entre governo estadual e Prefeitura. O aluguel do prédio onde fica localizado o restaurante popular é pago pela Prefeitura.

Até outubro de 2023, foram servidos 108.606 cafés da manhã, 462.902 almoços e 52.303 jantares, totalizando 623.811 refeições.

Fotos – Crédito: Marcelo S. Camargo/Governo do Estado de SP/Divulgação

Legenda: Bom Prato Móvel inicia atividades em Jacareí na segunda (4)