Biblioteca Municipal terá edição do programa “Viagem Literária”

Escutar áudio do texto

A Biblioteca Municipal Macedo Soares, da Secretaria Municipal de Educação, foi contemplada com mais uma edição do Programa “Viagem Literária”. No próximo dia 5 de outubro, a biblioteca receberá a contadora de histórias, brincante e mediadora de leitura, Sandra Guzamán, em duas sessões, às 9h e às 14h. Sandra é graduada em Letras e especialista em Arte de Contar Histórias.

O evento poderá ter público presencial, respeitando os protocolos sanitários, em função da pandemia, mas também será feita a transmissão online, pelo canal do youtube da Secretaria Municipal de Educação bit.ly/CanalSMEJacarei.

Para a participação presencial, será necessária a inscrição prévia, que deve ser na biblioteca, do dia 27 de setembro até 1º de outubro. O tema desta edição será “Contação de Histórias: Contos Populares”. A contadora mostrará como as lendas e outros “causos” passam de geração para geração e formam parte importantíssima da cultura popular.

Cultura Popular

Para a realização do “Viagem Literária”, contadores de histórias percorrem 60 cidades do Estado de São Paulo, compartilhando a força de relatos que até hoje permanecem vivos na cultura popular. São atividades para todas as idades, todos os gêneros e de alcance universal.

Os eventos acontecem sempre em bibliotecas públicas da região metropolitana, interior e litoral do Estado de São Paulo, em parceria com as prefeituras das cidades participantes. A proposta é estimular a formação de novos leitores e fortalecer os vínculos entre as bibliotecas públicas e a população local.

O “Viagem Literária” é um programa de estímulo à leitura mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e realizado pela SP Leituras. Desde o início do programa, em 2008, até o ano passado, foram percorridos 224 municípios paulistas, com 220 convidados que dialogaram com mais de 345 mil pessoas.

Legenda: Edição do “Viagem Literária”, na Biblioteca Municipal Macedo Soares, antes da pandemia