Biblioteca Municipal ‘Macedo Soares’ recebe acervo do “Projeto Biblioteca Mauricio de Sousa”

A Biblioteca Municipal ‘Macedo Soares”, da Secretaria Municipal de Educação, recebeu o acervo do “Projeto Biblioteca Mauricio de Sousa”. A unidade foi contemplada com cerca de 200 publicações da Turma da Mônica (livros, gibis, revistas em quadrinhos e livros de atividades), e faz parte das 82 bibliotecas, de vários municípios paulistas, que também participaram de um processo de seleção.

Os títulos estão sendo incluídos no sistema digital, para empréstimo de livros, que estarão disponíveis a partir da segunda semana de novembro, para quem tem carteirinha. Cada biblioteca inscrita no projeto e selecionada recebeu um kit do escritor e cartunista Mauricio de Sousa; um totem, ou display autoportante, com porta-livros alusivo ao acervo da Turma da Mônica; e uma peça sinalizadora do acervo, no formato de testeira/moldura autocolante, aplicável na estante onde livros, revistas e quadrinhos serão expostos.

O processo de seleção do projeto considerou os seguintes quesitos: Atendimento às contrapartidas e cumprimento dos pré-requisitos do edital; bibliotecas vinculadas ao SisEB, com informações sobre a unidade atualizadas até o ano de 2022 na plataforma Bibliotecas Paulistas; participação das equipes das bibliotecas do município, nas ações realizadas pelo SisEB e pela SP Leituras (capacitações e Seminário Internacional Biblioteca Viva) em 2022.

O Projeto Mauricio de Sousa tem parceria com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com o SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo), com a SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura, além do Instituto Mauricio de Sousa e editoras Ação Claretiana/Ave Maria, Cem por Cento Cristão, Cortez, Culturama, Girassol Brasil, Matrix, Online, Panini e Fundação Dorina.

Os objetivos do projeto são: contribuir com projetos de incentivo à leitura, atualizar e renovar os acervos das bibliotecas públicas, atrair novos públicos e tornar novos leitores protagonistas. Estas também são as metas da Biblioteca Municipal e da Secretaria Municipal de Educação, com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, os ODSs, especialmente o ODS 4 – Educação de Qualidade.

A Biblioteca Municipal Macedo Soares fica localizada na Av. Nove de Julho, nº 215, ao lado do Parque dos Eucaliptos. O telefone é (12) 3959-2258 e o e-mail: [email protected]

Legenda: Biblioteca Municipal Macedo Soares recebe acervo do projeto estadual “Projeto Biblioteca Mauricio de Sousa”