Biblioteca Municipal “Macedo Soares” celebra 115 anos com Programação Especial de Aniversário

Em 1908, começava um marco na história do município, com a fundação da Biblioteca Municipal de Jacareí – hoje oficialmente denominada Biblioteca Municipal “Macedo Soares” – que completa na próxima sexta-feira (08), 115 anos de funcionamento. Para comemorar esta data, a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, programou uma série de atividades especiais, a partir da próxima terça-feira (12), com contação de histórias e lançamento de um catálogo on-line do acervo da Biblioteca Municipal Macedo Soares, exposição e rodas de conversa.

A Biblioteca Municipal foi fundada no dia 08 de setembro de 1908, na rua XV de Novembro, durante a administração do prefeito Francisco Antunes da Costa. Mais tarde, em 1945, recebeu oficialmente o nome de Biblioteca Municipal Macedo de Soares; em homenagem ao Embaixador José Carlos de Macedo Soares, que foi jurista e ativo na política pública educacional.

Atualmente, a Biblioteca está passando por um inventário, registrando um acervo de 23 mil obras. Mas deve chegar a mais de 60 mil livros, que ficam à disposição da comunidade. Além disso, o espaço oferece tradicionalmente todos os anos, vários cursos, oficinas e palestras, que vão desde “Pequenos Reparos em Livros” até “Empoderamento Digital”, entre outros.

Para fortalecer a autonomia de crianças e jovens, e ainda a inserção da comunidade em geral, para a disseminação do conhecimento, a Biblioteca Municipal proporciona, através de novas tecnologias, um catálogo on-line (semelhante ao site de buscas) de livros registrados em seu acervo. Além disso, são promovidos eventos tradicionais, como a FLIJ – Feira Literária de Jacareí, que somente em 2022, reuniu cerca de 50 mil pessoas, em três dias de evento.

Confira a programação completa de aniversário:

Contação de história – Título: Caminhos da Biblioteca

Narrado por NazareLelé Gonçalves

1ª sessão – Data: 12/9 – Horário: 9h

Público: alunos da EMEF Lamartine Delamare

2ª sessão – Data: 14/09 – Horário: 14h

Público: alunos da EMEF Tito Máximo

Resumo: contação sobre a história da Biblioteca Municipal (incluindo as temáticas das localizações geográficas e endereços, importância ao longo dos 115 anos). Após a contação de história, será realizada uma breve apresentação da modernização da Biblioteca, incluindo a divulgação e lançamento do catálogo on-line do acervo da Biblioteca Municipal Macedo Soares e as tecnologias que modernizam a Biblioteca.

Exposição – Título: Macedo & Tempo e Espaço

Datas: 12 a 15/9 – com visitas monitoradas – até 29/9 – livre visitação

Resumo: serão destacadas sete datas importantes para a história da Biblioteca, e apresentada a perspectiva para 2030 do espaço, seguindo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 3 (Saúde e Bem estar) e 9 (Indústria, inovação e infraestrutura).

Roda de conversa – Data: 15/09 – Horário: 19h

Público: alunos da Escola Estadual João Feliciano

Mediadores: Ana Luiza do Patrocínio, Doutoranda em Educação e Kallyl Eduardo da Silva, professor de Arte/Rede

ODS do evento: 4 – Educação de Qualidade; 10 – Redução das desigualdades; 16 – Paz, Justiça e instituições eficazes; 3 – Saúde e Bem estar; 9 – Indústria, Inovação e infraestrutura.

Horário de funcionamento

A Biblioteca Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e está localizada na Avenida Nove de Julho, 215, ao lado do Parque dos Eucaliptos. O telefone da biblioteca é (12) 3959-2258 e o e-mail de contato é: [email protected]

Legenda: Biblioteca Pública de Jacareí completa 115 anos de Fundação