Biblioteca Municipal é contemplada com livros digitais

A Biblioteca Municipal Macedo Soares foi contemplada este ano com uma plataforma de formato digital de livros, que estará em funcionamento a partir de abril. Os leitores terão acesso aos conteúdos, por meio de iniciativa inédita e gratuita em todo país, do projeto Tocalivros e da ONG Recode.

A Biblioteca Municipal é uma das 149 instituições parceiras no projeto nesta primeira fase. A plataforma vai possibilitar, com uma ferramenta personalizada, a disponibilização de um acervo gratuito. O objetivo é proporcionar uma maior interação com os leitores e fornecer conteúdo e entretenimento com mais de dois mil audiolivros e cinco mil ebooks, e que permite acesso tanto no site quanto pelo aplicativo disponível em iOS e Android.

Totalmente acessível, a ferramenta permite ouvir e ler offline, e sem limites quanto a acessos ou associados. Segundo Ricardo Campos, sócio-diretor da Tocalivros, os benefícios de um espaço digital vão além de dispensar o físico. “O digital chega onde o espaço físico não consegue. Está no celular, no computador, dentro de casa, onde você quiser. Não tem o peso de carregar um livro porque está dentro do aparelho em todos os lugares”, contextualiza.

De acordo com a bibliotecária e analista de projetos na ONG Recode, Hanna Gledyz, grande parte das bibliotecas realiza “um trabalho de resistência frente a tantas dificuldades de acesso, modernização e garantia de seus serviços, principalmente neste período da pandemia”.

Sobre o acesso ao conteúdo digital da Biblioteca Municipal Macedo Soares, acesse o link https://biblioteca-municipal-macedo-soares.tocalivros.com/ e faça o cadastro. Assim que for finalizada a análise, o acesso será liberado. Para mais informações entre em contato com a biblioteca pelo 3959-2258 ou pelo e-mail da [email protected]

Sobre a Recode

Fundada há 25 anos, a ONG Recode, que tem parceria com a Biblioteca Municipal, está presente em nove países com 1.152 centros de empoderamento digital e já atingiu mais de 1,752 milhão de pessoas. Atua em parceria com centros comunitários, escolas públicas e bibliotecas que oferecem metodologia para desenvolver nos jovens habilidades digitais e competências socioemocionais, estimulando o protagonismo e o potencial da nova geração como agentes de transformação social.

Legenda: Fachada da Biblioteca Municipal Macedo Soares. O Catálogo Digital estará disponível a partir de abril.