Biblioteca Municipal de Jacareí recebe Contação de História em mais um programa ‘Viagem Literária’

A Biblioteca Municipal ‘Macedo Soares’ realiza na próxima quinta-feira (24), mais uma edição do Programa ‘Viagem Literária 2023’, com a Contação de História “Como tudo começou”, da Cia. Koi, em duas sessões, uma às 9h e outra às 14h.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo) e da SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura.

Desta vez, o evento contará com a presença os alunos do projeto integral da EMEF Adélia Monteiro (Campo Grande), que assistirão à apresentação e também participarão com produções artísticas, que ficarão expostas no salão da biblioteca.

A Cia. Koi é do município de Lins (SP), e une em seus trabalhos, o teatro e a narração de histórias. Fundada em 2019 pela atriz Andressa Giacomini e pela ilustradora Amanda Marques, traz no seu portfólio o Kamishibai (teatro de papel japonês), uma arte de contar histórias com ilustrações. Em meio a essa pesquisa, desenvolve projetos que circulam em bibliotecas, projetos sociais, escolas e festivais, sendo contemplada em prêmios como Funarte RespirArte, ProAC e Adir Blanc.

72 bibliotecas

A 15ª edição do programa ‘Viagem Literária 2023’ contempla 360 atividades, realizadas em 72 bibliotecas, de 71 cidades paulistas, divididas em quatro meses de duração, com um grupo de 18 companhias/contadores de histórias e 36 escritores, durante todo o evento.

Desde a sua criação em 2008, o programa já percorreu 231 municípios paulistas com mais de 3.600 ações, em parceria com as bibliotecas públicas do Estado de São Paulo. Os eventos realizados no formato presencial e on-line contemplam atividades de contações de histórias, rodas de leitura, oficinas de escrita e bate-papo com escritores.

Seu objetivo é aproximar os livros, a literatura e as bibliotecas do cidadão paulista, promovendo diálogos de qualidade a fim de despertar práticas e comportamentos leitores, bem como valorizar e dinamizar as bibliotecas públicas para desenvolverem programação cultural repleta de conteúdo de qualidade para a sociedade local.

Legenda: Edição do ano passado do programa ‘Viagem Literária’, na Biblioteca Municipal Macedo Soares