Biblioteca Municipal amplia Espaço Urutau e abre acervo especial sobre culturas africana e indígena

Escutar áudio do texto

Durante cerimônia, município também recebeu Reconhecimento Regional de Educação para as Relações Étnico-Raciais

A Prefeitura de Jacareí realizou na manhã desta sexta-feira (14), a ampliação do Espaço Urutau e a abertura de um novo e importante acervo dedicado às culturas africana e indígena na Biblioteca Municipal Macedo Soares. A cerimônia foi acompanhada da entrega de um certificado de reconhecimento do governo federal ao protagonismo demonstrado pelo município na implantação de políticas e ações voltadas à valorização das identidades étnico-raciais (leia mais abaixo).

O lançamento do novo acervo tem como objetivo valorizar a história e a identidade dos povos negros e originários, por meio do acesso à literatura gratuita. O novo acervo conta com cerca de 150 livros para o público infantil e adultos, de autores como Maria Carolina de Jesus, Djanira Ribeiro e Emicida. As obras reúnem diferentes gêneros, fictícios e não fictícios.

“Nossa biblioteca recebe mais de 15 mil visitantes por ano, o que representa uma grande oportunidade de difundirmos conhecimento. A literatura é uma poderosa ferramenta para quebrar preconceitos e construir uma sociedade mais justa, onde o racismo não tenha espaço”, afirmou a secretária de Educação, Danielli Villar.

Durante a cerimônia, coordenada pela Secretaria de Educação, a auxiliar de desenvolvimento infantil, Glaucimara Duarte Lisboa Fernandes conduziu uma contação de história dentro da temática afro. O evento também reuniu representantes da Unidade Regional de Ensino de Jacareí, do Ministério da Educação, da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Subsecretaria de Igualdade e Direitos Humanos.

“Na minha infância eu não tive isso, então fiquei felicíssima ao chegar aqui. É um espaço para nos conhecer e reconhecer”, afirmou Benedicta Peixoto, subsecretária de Igualdade e Direitos Humanos de Jacareí.

Reconhecimento Regional

Durante o evento, o município recebeu o Reconhecimento Regional de Educação para as Relações Étnico-Raciais, pelo PNEERQ (Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola), do Ministério da Educação. O documento descreve que o município se destacou na implementação da política do tema, estendendo suas ações para além do âmbito educacional e envolvendo diferentes setores da administração pública e da sociedade civil. 

Representante do PNEERQ na cerimônia, Alex Rodolfo Carneiro elogiou a atuação do município. “Não são apenas ações de governo, são atos de consciência. E como é bonito quando isso caminha junto. Isso tudo é testemunho de uma cidade que entende que conhecimento, quando é plural, se torna ponte”, afirmou, Carneiro.