Biblioteca Municipal abrirá inscrições para curso do SIsEB

Este ano, mais uma vez, a Biblioteca Municipal Macedo Soares, da Secretaria de Educação de Jacareí, será contemplada por um curso gratuito do SIsEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo), com o tema “Curadoria Colaborativa Para a Formação de Acervos Inclusivos e Diversos: Temas, Linguagens, Suportes e Funções”.

A Biblioteca abrirá as inscrições para os interessados no curso, na próxima segunda-feira (25) pelo site do SIsEB: www.siseb.sp.gov.br. A capacitação será no dia 26 de maio, das 9h às 16h, na Biblioteca (Avenida Nove de Julho, 215, Jardim Pereira do Amparo), com carga horária de seis horas.

Os objetivos do curso – dirigido a profissionais das áreas da Cultura, Biblioteconomia e Ciência da Informação, Leitura e Literatura, além de interessados no tema –, serão:

– Trabalhar com os processos de curadoria para a constituição colaborativa e coletiva de acervos inclusivos, acessíveis e diversos, com a representação das diferentes culturas e identidades, através das reflexões, troca de saberes e democratização de conhecimentos;

– Apresentar conceitos e ferramentas para a constituição de acervos inclusivos e diversos;

– Tratar sobre a importância e o cuidado na formação de acervos para bibliotecas e comunidades;

– Disponibilizar materiais e apresentar instrumentos que contribuem para o processo de curadoria colaborativa.

O curso será ministrado por Cida Fernandez, que é bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco, responsável pelo Programa Direito à Leitura, do Centro de Cultura Luiz Freire e assessora do Programa Prazer em Ler, da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias. Desenvolveu o Sistema de Classificação por Cores para a literatura de ficção e poesia.

Legenda: Curso do SIsEB será realizado na Biblioteca Municipal de Jacareí