Batalha dos Trilhos acontece na Biblioteca Municipal

A Batalha dos Trilhos que tradicionalmente acontece no Pátio dos Trilhos todas as sextas-feiras, nesta sexta-feira (28) acontecerá na Biblioteca Municipal “Macedo Soares”. A ação encerrará as atividades da “Semana BDT – Batalha dos Trilhos – 110 anos da Biblioteca Municipal Macedo Soares” da Secretaria Municipal de Educação, em comemoração ao aniversário de 110 anos da biblioteca.

A Batalha do Conhecimento visa valorizar o conteúdo das rimas em batalhas de Mcs. Ao invés de ficar com troca de farpas e ridicularizações, atacando ao rival, no que são conhecidas como “batalhas de sangue”, a Batalha do Conhecimento, propõe enfatizar rimas sobre novos conceitos, educação, cultura, política. Os temas para a batalha são escolhidos na hora pelo público presente. Ao invés de só rimar, o Mc precisa ensinar, divulgar algum conteúdo, contar o que sabe sobre o tema.

Na última quinta-feira (27) foi realizado o “Slam dos Trilhos”, em que após a frase “Livros antes dos gatilhos, cada participante recitou seu poema aos presentes, trazendo reflexão, verdade e emoção. A poesia falada, como se caracteriza o campeonato de Slam, consegue agrupar elementos da literatura de modo eficaz, oportunizando aos poetas liberdade de expressão, liberdade corporal e a licença poética de dizer em alto e bom som seus questionamentos sem reprovação.

Mais uma vez, o conhecimento toma presença física no ambiente da Biblioteca, em que jovens apresentam em forma de poesia suas dores e seus sentimentos; questionando a situação atual política, denunciando situações de machismo, abuso, racismo e preconceito.

O que é Slam – Slams ou poetry slams são encontros de poesia falada (spoken word) e performática, geralmente em forma de competição, onde um júri popular, escolhido espontaneamente entre o público, dá nota aos slammers (os poetas), levando em consideração principalmente dois critérios: a poesia e a desempenho. Resumindo, o slam é o “esporte” da poesia falada.
Retrospectiva – Desde o dia 17, os Coletivos e Movimentos Sociais de Jacareí vem preparando uma programação especial em comemoração aos 110 Anos de Fundação da Biblioteca Municipal Macedo Soares. Durante a primeira semana, a programação foi comandada pelo Coletivo de Mulheres Nandi e Coletivo Palmares Resiste.

Na ocasião aconteceram rodas de conversas, exposições fotográficas, saraus e diversas ações que apresentaram ao público os temas abordados por esses grupos. Na segunda semana, as atividades foram elaboradas pelo grupo Batalha dos Trilhos, através da mostra de acervos literários, fotográficos e musicais relacionados à Cultura Hip Hop, além de diversas palestras sobre o tema. Estiveram presentes também os jovens da Fusion Breaking Crew, que oferecem gratuitamente formação em breaking dance na ONG Fênix do bairro Rio Comprido.

(Marta Fernandes/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)