Bandeira Branca I recebe ‘Leitura Comunitária’ nesta quarta-feira (16)

Evento acontece na EMEF Aluízio do Amaral Campos. Primeira ‘Leitura Comunitária’ ocorreu na terça-feira (15), no EducaMais São João

A agenda de ‘Leituras Comunitárias’ segue nesta quarta-feira (16), com a realização de um encontro com moradores do bairro Bandeira Branca I, na EMEF Aluízio do Amaral Campos, a partir das 19h. Qualquer pessoa pode participar. O uso de máscara é obrigatório em razão dos protocolos de prevenção à COVID-19.

Conforme as fases de revisão do Plano Diretor de Jacareí, as ‘Leituras Comunitárias’ representam a etapa em que o município, por meio do Conselho Gestor de Revisão, grupo formado por representantes do Poder Público e da sociedade civil, coletam informações de moradores de diferentes bairros, para realização de um estudo social da cidade. As informações ajudarão a construir o diagnóstico final que servirá para a construção de propostas de revisão do Plano Diretor.

Na última terça (15), moradores da região do bairro São João estiveram presentes no EducaMais São João para a primeira ‘Leitura Comunitária’. Divididos em grupos, cerca de 40 participantes puderam opinar sobre os problemas e potencialidades do território da cidade, tanto no nível da comunidade em que vivem, quanto para toda a cidade, conforme metodologia de participação social desenvolvida pela equipe de professores do curso de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da UNIVAP.

Comparecimento

Moradora do Jardim Flórida, Luciene Pereira

A moradora do Jardim Flórida, Luciene Pereira, compareceu à ‘Leitura Comunitária’ no EducaMais São João e aprovou o evento. “É bem dinâmico. Ali, podemos levar e identificar problemas de outros bairros que são iguais aos nossos”, destacou.

As informações coletadas nas ‘Leituras Comunitárias’ serão encaminhadas à equipe da Faculdade de Tecnologia (FATEC) para leitura e categorização. Todo o trabalho será supervisionado pela UNIVAP, conforme metodologia desenvolvida para o processo de revisão.

Interação

A diretora da Fatec Jacareí, Selma Candelária de Souza, membro suplente da instituição de ensino no Conselho Gestor, ressalta a importância da parceria. “A interação entre as instituições de Ensino Superior e a comunidade local é de extrema relevância para a nossa missão acadêmica voltada ao ensino, pesquisa e extensão. Assim, a parceria entre Prefeitura Municipal de Jacareí e FATEC, na análise das ‘Leituras Comunitárias’ do Plano Diretor do município, é de grande importância, trazendo a oportunidade para nossa unidade e nossos alunos atuarem juntos nesse processo, contribuindo para sua formação profissional e como cidadãos. A Fatec Jacareí agradece a oportunidade concedida pela prefeitura do nosso município”, ressaltou a diretora.

Nesta semana, as ‘Leituras Comunitárias’ ocorrem também nos bairros Santo Antônio da Boa Vista (quinta-feira, dia17), São Silvestre (sexta-feira, dia 18) e no Veraneio Ijal (sábado, dia 19).

Confira o calendário completo de Leituras Comunitárias

Legenda: Grupos participando das ‘Leituras Comunitárias’ do Plano Diretor