Bandas da OSIJJA vencem Campeonato Nacional

(Foto: Divulgação)

O Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras consagrou as bandas do projeto “Educando Pelos Caminhos da Música”, da OSIJJA (Orquestra Sinfônica Jovem de Jacareí), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, como as melhores do país. O projeto foi vencedor em duas categorias, numa competição realizada no último fim de semana, em Lorena.

A Banda Sinfônica Infanto-Juvenil ficou em primeiro lugar na categoria “Banda de Musical de Concerto”, sob a regência do Maestro Douglas da Silva Drumond. A Banda foi formada em março de 2022, como prática de estudo para os jovens músicos.

Já a Banda Sinfônica Jovem sagrou-se campeã brasileira na categoria “Banda Sinfônica”, sob a regência do Maestro Mauro Bueno Junior. É a primeira vez que os grupos participam de um Campeonato Brasileiro de Bandas. Com esse resultado, o projeto encerra a temporada de campeonatos, conquistando também os títulos de Campeão Estadual pela OCIFABAN na categoria Infanto-Juvenil e Tricampeã na Categoria Banda Sinfônica Sênior.

As Bandas Sinfônicas Jovem e Infanto-Juvenil são subgrupos do projeto “Educando Pelos Caminhos da Música”, que é desenvolvido por meio de um termo de colaboração entre a Secretaria de Educação de Jacareí e o Instituto de Arte e Cultura Maestro Mauro Messias.

Campeonatos

Os grupos têm formação específica para campeonatos de bandas e fanfarras, resgatando a tradição de 40 anos da antiga Famuja (Fanfarra Municipal de Jacareí). Os ensaios da Banda Jovem acontecem no Teatro Ariano Suassuna, no Complexo Educacional Paulo Freire, às quartas-feiras, das 19h às 22h, e a Banda Infanto-Juvenil, no mesmo local, aos sábados, das 9h às 12h.

As bandas são formadas por músicos bolsistas e têm a direção artística do maestro Mauro Bueno Junior, e a coordenação pedagógica de Rafael Felipe. Usam instrumentos de cordas friccionadas, como violoncelo e contrabaixo, e contam com um número superior de palhetas duplas, como oboé, fagotes e madeiras. Utilizam, ainda, flautas, clarinetas e saxofones. Da família dos metais são as trompas, trompetes, trombones, euphoniuns, duas tubas e uma variedade de instrumentos de percussão.

O projeto “Educando pelos Caminhos da Música” visa a primeira formação musical para jovens que pretendem ingressar na carreira musical.

Legenda: Apresentação da Banda Sinfônica Jovem de Jacareí no Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, em Lorena