Banda Sinfônica Jovem e Serial Funkers se apresentam no aniversário de Jacareí

A Banda Sinfônica Jovem de Jacareí e a banda Serial Funkers farão a apresentação “ConcerDisco”, em homenagem ao aniversário da cidade, no domingo, 3 de abril, às 18h, no Pátio dos Trilhos. A regência do concerto será do maestro Mauro Bueno Jr. A realização é da Lei de Incentivo à Cultura, com apoio do Instituto CCR.

A Banda Sinfônica Jovem é um subgrupo do projeto “Educando pelos Caminhos da Música”, desenvolvido pelo Instituto de Arte e Cultura Maestro Mauro Messias, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, por meio de um termo de colaboração.

O grupo tem uma formação específica para campeonatos de bandas e fanfarras, resgatando a tradição de 40 anos da antiga Famuja (Fanfarra Municipal de Jacareí). Foi criada em 2000 e, em 2010, transformou-se em Orquestra Sinfônica Jovem de Jacareí (OSIJJA).

Histórico

No ano de 2012, foram retomadas as atividades da Banda Sinfônica Jovem de Jacareí com o intuito de proporcionar aos seus alunos mais uma opção de estudo. Os ensaios da Banda Sinfônica acontecem aos sábados, das 13h30 às 17h, no Complexo Educacional Paulo Freire.

A banda é formada por 80 músicos bolsistas, e tem a direção artística de Raphael Felipe. Só usa instrumentos de cordas friccionadas como violoncelo e contrabaixos, e conta com um número superior de palhetas duplas como oboé e fagotes, e madeiras, com 8 flautas, 12 clarinetas, 7 saxofones. Da família dos metais são 4 trompas, 6 trompetes, 5 trombones, 2 euphoniuns, duas tubas e uma infinita variedade de instrumentos de percussão.

O projeto “Educando pelos Caminhos da Música” visa a primeira formação musical para jovens que pretendem ingressar na carreira musical e, ainda, dá suporte para o ingresso aos cursos técnicos e superiores de música. Estes alunos são divididos em Orquestra Sinfônica Jovem, Banda Sinfônica, Combo, Camerata de Cordas, Camerata de Sopros e Grupos de Percussão.

Aniversário da Cidade

Em celebração aos 370 anos de Jacareí, a cidade contará com uma programação especial de eventos, organizada pela Prefeitura, por meio da Fundação Cultural de Jacarehy e secretarias municipais. Confira a agenda, clicando aqui.

Legenda: A Banda Sinfônica Jovem é um subgrupo do projeto “Educando pelos Caminhos da Música”, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação