Bairro em Ação realiza 5.870 atendimentos no EducaMais Esperança

Escutar áudio do texto

EducaMais Esperanca_ Inaug 400 (1)

A população de Jacareí que esteve presente à inauguração do EducaMais Esperança, no último sábado (13) também conferiu mais uma edição do programa Bairro em Ação, com várias atividades sociais, esportivas, educacionais e culturais. Ao todo, 5.870 pessoas foram atendidas com diversos serviços.

Praticamente todas as secretarias da Administração Municipal estiveram envolvidas nas ações, com tendas onde foram prestados atendimentos diversos, todos concentrados no local do EducaMais, na avenida Lucas Nogueira Garcez, 395. Nas tendas da Secretaria de Saúde 280 munícipes aferiram a pressão arterial e outros 292 fizeram o teste de glicemia (diabetes).

Aqueles que apresentaram alterações foram encaminhados para atendimento específico. Houve ainda aconselhamento e testagem de HIV, orientações sobre dengue, zika e febre chikungunya, vacinação e atualização de carteira de vacina. Dentro das atividades promovidas pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), além do Jardim Sensorial 70 crianças puderam assistir o Teatro de bonecos – “Caçadores do  Desperdício”.

Os munícipes também receberam orientações sobre programas mantidos pela Fundação Pró-Lar, como emissão de plantas populares, pequenos reparos e cestas básicas de material de construção. Na tenda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico houve elaboração de currículos, cadastro e informações para preenchimento de vagas de emprego disponíveis no PAT, emissão de carteiras de trabalho e orientações sobre empréstimos no Banco do Povo.

Nas tendas da Secretaria de Governo, 192 pessoas cortaram cabelo e outras 147 pintaram as unhas. Um total de 28 pessoas tirou fotos para documentos diversos nas tendas da Secretaria de Assistência Social e outras 108 receberam orientação, fizeram consulta, atualizaram o cadastro e agendaram para atendimento sobre o programa Bolsa Família, do Governo Federal. A Assistência

Social ainda encaminhou 36 munícipes para o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Funcionários da Secretaria de Finanças deram orientações sobre IPTU e dívida ativa.
Atividades infantis – Também não faltaram atividades voltadas às crianças. A Secretaria de Esportes e Recreação levou a Caravana do Lazer com brinquedos infláveis, a Fundação Cultural proporcionou pintura facial e a Secretaria de Educação levou brinquedos pedagógicos e a biblioteca itinerante.

O pessoal do Departamento de Trânsito montou uma minipista para a criançada andar de bicicleta e já começar a receber noções de educação no trânsito. Tais atividades envolveram em torno de 362 crianças. A Secretaria de Meio Ambiente também fez doações de mudas de plantas medicinais. Teve ainda Show de mágica e atrações musicais diversas durante todo o dia no palco.

(Secretaria de Comunicação/PMJ)