Aula gratuita é oportunidade para adolescente aprender tênis em Jacareí

Escutar áudio do texto

Há vagas também para natação, biribol, futebol de campo e rugby

O estudante Daniel Martins Felizardo sempre foi fã de tênis nos jogos de videogame, até que surgiu a oportunidade de sair do plano virtual para praticar a modalidade “no real”, como ele mesmo define.

A experiência com a raquete começou a pouco menos de um mês, quando ele se matriculou na escola de tênis do Programa Atletas do Futuro, uma parceria entre a Secretaria de Esportes e Recreação de Jacareí e o Sesi. “Há muito tempo que jogo tênis no videogame. Assim que fiquei sabendo das aulas, vi a chance de não ficar só no virtual. Quando fiz a primeira aula, gostei mais ainda. E aos poucos estou aprendendo a jogar tênis de verdade”, diz.

A aluna Millena Braga da Silva, 13 anos, frequenta a escola de tênis há dois meses e já pensa no futuro. “Gosto de assistir às partidas de tênis na TV e quem sabe um dia também estarei nas Olimpíadas. É um sonho”, diz.

O secretário de Esportes e Recreação, Marcelo Alexandre Bustamante Fortes, explica que as escolas esportivas, como a de tênis, têm como foco principal trabalhar valores de cidadania como sociabilidade, respeito e solidariedade. No entanto, isso não impede que  também possam ser um meio de revelar talentos que companham as equipes de base do esporte da cidade. ” Antes de atletas, primeiro queremos cidadãos. Essa é nossa meta. O tênis é mais uma modalidade que nos permite fazer essa transformação”, destaca o secretário.

Aliado à cidadania, o tênis também traz benefícios para o corpo, segundo o professor responsável pelas aulas, Adélcio Baroni Filho. “Como toda atividade esportiva, o tênis também tem suas benfeitorias, como a melhora da coordenação motora e da capacidade respiratória”, destaca.

Como participar – Crianças e adolescentes que, a exemplo, dos estudantes Daniel e Millena queiram aprender tênis, ainda há vagas e as inscrições são feitas diretamente com o professor, no horário das aulas, no Sesi (Rua Antonio Ferreira Rizini, 600 – Jd. Elza Maria). Para crianças, de 6 a 10 anos, as aulas são realizadas das 9h às 11h. Para essa turma há 17 vagas disponíveis. Enquanto que para adolescentes, 11 e 17 anos, as aulas são realizadas das 13h30 às 15h30. Para essa turma há apenas 8 vagas.

Outras modalidades – Além de tênis, o programa Atletas do Futuro, realizado por meio de convênio entre Prefeitura de Jacareí e Sesi, oferece vagas de natação e natação com foco em pólo aquático, biribol, futebol de campo e rugby. As inscrições podem ser feitas diretamente no local das aulas.

Natação

terça e quinta – 7h às 11h20

quarta e sexta – 13h30 às 17h

Local: Sesi (Rua Antonio Ferreira Rizini, 600 – Jd. Elza Maria)

Biribol

quarta e sexta – 8h30 às 11h30

Local: Sesi (Rua Antonio Ferreira Rizini, 600 – Jd. Elza Maria)

Futebol de Campo

segunda e quarta – 8h às 10h

quarta e sexta – 14h às 17h

Local: Jardim Paraíso (Rua Pedro Ribeiro Moreira)

terça e quinta – 14h às 15h30

Local: Jardim Colônia (Rua Venezuela)

Rugby

terça e quinta – 9h às 10h30 e 14h30 às 16h

Local: Rio Comprido (Estrada do Imperador, ADC da Gerdau)

terça e quinta – 9h às 10h30

Local: Campo do Igarapés (Rua Eng. Flávio da Silva Freitas, 890)

(Rosana Antunes/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)