Audiência pública sobre o Plano Diretor de Esgoto de Jacareí acontecerá no dia 27/07

No dia 27 de julho, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) realizará uma audiência pública às 18h30, sobre o Plano Diretor de Esgoto do Município de Jacareí (2020-2021).

O plano irá auxiliar no planejamento, direcionamento de ações e na gestão adequada do esgotamento sobre seus aspectos sociais, econômicos e ambientais, considerando as particularidades e os desafios locais que se impõe. Alguns temas serão abordados e posteriormente encaminhados para soluções:

• Áreas sem rede coletora de esgoto;
  • Áreas sem tratamento de esgoto;
  • Trechos de redes coletoras de esgoto antigas, que necessitam de maior manutenção, além de estarem sobrecarregadas com o crescimento populacional;
  • Ligação indevida de água de chuva na rede de esgoto;
  • Lançamento de esgoto diretamente nos cursos d’água;
  • Transbordamento de esgoto nas unidades de tratamento, elevatórias e retorno em redes, em períodos de chuva;
  • Necessidade de melhorias de projetos de Estações Elevatórias de Esgoto e Estações de Tratamento de Esgoto existentes, atendendo normas e o órgão ambiental;
  • Ampliação ou implantação de novas unidades de tratamento.

Serão abordadas também questões sustentáveis, de educação e cidadania.

Parte da complexidade associada à gestão de esgotamento deve-se ao envolvimento intrínseco do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil.

Por envolver vários agentes e várias etapas de uma cadeia, as tomadas de decisão são complexas. Dessa forma, a definição de alternativas deve proceder de uma ampla discussão, respeitando os aspectos sociais, ambientais e econômicos do local onde serão implantadas.

Entende-se que não existe solução única, devem ser avaliadas e consideradas as características dos esgotos, da infraestrutura já instalada, das partes interessadas, bem como os requisitos legais, sociais e econômicos.

No entanto, o planejamento de esgotamento foi elaborado de forma integrada e compatível aos demais planos existentes, as políticas públicas e os regulamentos relacionados ao gerenciamento do território do Município de Jacareí. Sua elaboração visa definir de forma coletiva e com a participação popular, as prioridades de investimentos, objetivos, metas, programas e ações, de modo a orientar a atuação do SAAE a curto, médio e longo prazo.

O Plano Diretor de Esgoto irá impactar positivamente na saúde e na qualidade de vida da população, através do afastamento, coleta, tratamento e descarte correto do esgoto.

Devido à pandemia e em combate à Covid-19, o encontro seguirá todos os protocolos sanitários (distanciamento, álcool em gel e uso de máscara), será parcialmente presencial, com maior participação online através dos canais oficiais:

As perguntas poderão ser enviadas via chat no Youtube ou no Facebook. A Prefeitura e o SAAE contam com a participação dos munícipes, para juntos traçarem o futuro e o desenvolvimento da cidade.