Atravesse na faixa! Projeto “Travessia Segura” leva segurança para estudantes e motoristas e passa a integrar Comitê Cidade Saudável

Tradicional programa da Secretaria de Mobilidade Urbana de Jacareí, o “Travessia Segura” acontece regularmente no dia a dia da cidade, levando educação do trânsito para a porta das escolas. Na terça-feira (7), a prática se deu no entorno da Escola Municipal Barão de Jacareí, e permitiu que os agentes responsáveis pela segurança e fluxo viário, no horário de entrada e saída dos estudantes, auxiliassem a população, reforçando os melhores e mais corretos hábitos de travessia e respeito à faixa de pedestre.

Respaldado pela boa aceitação e pelo compromisso com o munícipe, o “Travessia Segura” se enquadra nas diretrizes propostas pela Organização Mundial de Saúde e está em linha com o Comitê Cidade Saudável, sendo parte integrante das muitas ações intersetoriais do programa, que visa elevar a qualidade de vida e bem-estar; potencializar e integrar ações do Plano de Governo; demonstrar compromisso político firmado em campanha; entre outros no município de Jacareí.

“A ‘Travessia Segura’ é um sucesso e acontece regularmente, focada especialmente na rede municipal e estadual. Entretanto, as escolas particulares também recebem nossos cuidados, conforme necessidade, fazendo da ação algo inclusivo e plural, como o ‘Cidade Saudável’ destaca”, explica Edinho Guedes, secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí.

Em 2022, o Projeto “Travessia Segura” superou 1300 acompanhamentos, em 51 instituições escolares, impactando estudantes de todas as regiões do município, reforçando a importância de compartilhar o espaço público e repetindo a máxima da importância de atravessar na faixa, para o bem coletivo e de cada um.

Cidade Saudável

O papel do Comitê Cidade Saudável é estimular ações em prol do favorecimento da qualidade de vida e do bem-estar da população, disseminando e fortalecendo as ações existentes em diversas secretarias municipais e promovendo novas ações.

As principais diretrizes para o desenvolvimento dos trabalhos do comitê são norteadas pela missão, visão e valores, por meio de indicação de forma participativa entre os seus membros.

Ações como esta realizada na terça-feira (7) pela Secretaria de Mobilidade Urbana é um exemplo de como o Comitê atua, unindo forças com representantes de outras pastas, como Secretarias de Saúde, Esportes e Recreação, Educação, Assistência Social, Segurança e Defesa do Cidadão, Governo e Planejamento, Subsecretaria de Igualdade e Direitos Humanos, Fundação Cultural de Jacarehy e Fundação Pró-Lar de Jacareí.

Legenda: “Travessia Segura” levou segurança e educação para o trânsito, na terça-feira (7), no entorno da Escola Municipal Barão de Jacareí