Atenção, capivara na pista! Prefeitura de Jacareí reforça sinalização na Avenida Mário Covas sobre presença do animal e cuidados com a fauna local

Inauguradas no começo do ano, a Ponte e Avenida Mário Covas atendem rigorosos critérios de qualidade ambiental, conforme atestado pelos órgãos estaduais e federais competentes, como a CETESB, a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN). Além disso, o projeto foi alterado antes mesmo da execução, para criar acessos e circulação de animais silvestres sob o trecho de ponte, protegendo ainda mais a fauna local.

Cada vez mais inserida no dia a dia da cidade e com a ampliação de movimento de veículos na ponte e avenida, a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, instalou sinalização complementar para ressaltar o cuidado necessário por parte dos motoristas, especialmente com as capivaras que podem, eventualmente, acessar a pista.

“A sinalização existe desde a inauguração. Agora, estamos fazendo um reforço, com novas placas. Não basta só respeitar a velocidade permitida, é necessário dirigir com atenção ao espaço do outro, incluindo ciclistas, pedestres e fauna existente. Queremos reforçar o comportamento adequado dos motoristas em prol de um trânsito seguro”, explica Edinho Guedes, secretário de Mobilidade Urbana.

A sinalização contém a ilustração de uma capivara e os dizeres “Devagar” e “Animais silvestres na pista”, e se justifica porque as capivaras são animais semiaquáticos, que tem parte da sua vida na água e parte na terra, e são comumente observados nas margens de rios. Apesar de parecerem dóceis, tratam-se de animais selvagens e o ideal é guardar distância.

“Nesta época mais quente, elas se movimentam ainda mais em busca de locais de descanso e para se refrescarem. As capivaras reproduzem-se o ano inteiro, por isso é comum vermos filhotes. São animais que fazem parte da biodiversidade do município de Jacareí e devem ser protegidas”, reforça Daniel Ribeiro Pacheco, biólogo da Secretaria de Meio Ambiente & Zeladoria Urbana de Jacareí.

Por fim, o trecho em que estão plantadas 175 mudas ornamentais de Patas-de-Vaca, Ipês brancos e amarelos, na lateral da avenida, foi inteiro cerceado, também para ampliar a proteção aos animais.

Legenda: Prefeitura de Jacareí sinaliza Avenida Mário Covas sobre presença do animal e reforça cuidados com a fauna local