Arquivo Público desperta “olhar observador” de estudantes

Escutar áudio do texto
Estudantes visitam Arquivo Público e Histórico de Jacareí Foto: Alex Brito/PMJ

Jacareí vai completar 364 anos no próximo dia 3 de abril. E o fato da cidade ter mais de 3 séculos de fundação inspirou a professora de História, Aluisia de Aguiar Coelho Campos, a promover uma “aula prática” com uma turma de 30 alunos de uma escola da rede particular. O programa incluiu a visita ao Arquivo Público e Histórico de Jacareí na próxima terça-feira (9).

A ideia é mostrar aos alunos que a somos nós que construímos a história de nossa cidade. E para isso é preciso conhecer a nossa história e preservar a nossa identidade. A visita ao Arquivo é o local onde encontramos registros de como foi a cidade”, diz a professora. Segundo ela, a pesquisa realizada no Arquivo tem o objetivo de despertar um “olhar observador” dos alunos sobre a cidade.

A estudante Maria Eduarda Avelar, 12 anos, disse que “nem imaginava que a cidade também tem pontos turísticos”. “Eu sabia que havia o Procon aqui embaixo, mas não imaginava que havia um arquivo para pesquisa em cima. E chegando aqui, descobri que há muita história e que Jacareí preserva alguns prédios antigos que são pontos turísticos”, disse.

Acervo – O acervo do Arquivo Público e Histórico de Jacareí reúne mais 14 mil publicações (jornais, revistas, inventários, decretos, leis, entre outros) e cerca de 10 mil fotos que revelam fatos e costumes interessantes da cidade e da região.

Serviço — A consulta ao acervo do Arquivo é pública e gratuita. Entretanto, não é permitido o empréstimo e a reprodução dos documentos. Em relação às imagens, é possível obter cópias digitais, mediante a entrega de CDs ou pen-drives.

Arquivo Público e Histórico de Jacareí — rua Alfredo Schürig, 300, Centro. Informações: (12) 3953-4898.

(Rosana Antunes/PMJ)