Área Rural também recebe audiência pública do Plano Diretor

Qualidade de vida para os moradores da área rural também é um dos objetivos do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Município de Jacareí. A primeira audiência pública nesta região, para discutir as novas propostas da revisão do plano, foi realizada neste sábado (20) no bairro Varadouro, nas dependências da EMEIF Professor Jorge Vieira da Silva. Esta é a quarta audiência pública para apresentação do plano diretor para a comunidade, e já reuniu 422 pessoas.

O público presente na escola do Varadouro foi de 51 participantes, que foram recepcionados pelos representantes das secretarias e órgãos municipais. Na abertura dos trabalhos foram explicadas a dinâmica e as formas de apresentação da participação popular com perguntas e respostas, além da parte técnica e os procedimentos da prefeitura.

Estiveram presentes o vice-prefeito Edgard Sasaki, o vereador Valmir do Meia-Lua e representantes de vereadores. Já a mesa diretora foi composta pela secretária de Planejamento e presidente Rosa Sasaki, pela diretora de Projetos e Urbanismo Cláudia Ciapina Roldão, pelo diretor de Licença Urbanística Samuel Alves Lanzilote Gonçalves, pela assessora técnica da Secretaria de Planejamento Cíntia Franco Alvarenga Abdo e pelo assessor técnico da Secretaria de Governo Alexandre Vaz de Oliveira Moraes.

A secretária de Planejamento agradeceu o público presente nesta audiência da região rural, explicando que o Plano Diretor é uma lei muito importante para este bairro, localizado próximo ao município de Santa Branca. “O plano diretor tem propostas específicas para este local, visando a preservação das águas da represa do Rio Paraíba do Sul, e das ocupações de residências no entorno da represa”, disse Rosa.

Já o vice-prefeito Edgard Sasaki cumprimentou os presentes e expressou estar feliz por ver que a população local compareceu para discutir situações que envolvem a área rural, especificamente na região do Varadouro. “Esta discussão é um exercício de cidadania”, ressaltou.

A diretora Cláudia iniciou sua fala informando a dinâmica da audiência para o público, explicando que durante sua apresentação as pessoas poderiam requerer a equipe de apoio da secretaria, que ficou posicionada com pranchetas, folhas e canetas para anotar as perguntas.

Moradores – Foi o que fez o morador Marcus Vinícius Cunha, que parabenizou o trabalho da prefeitura e disse que as propostas para o Varadouro vão trazer benefícios na organização e regras para ocupações nesta região. Solicitou melhorias no viário, principalmente na saída onde inicia o asfalto, próximo a estrada que dá acesso a empresa Avibrás. “Neste local passam ônibus e caminhões e precisa ser melhor sinalizado”, reivindicou.

Já Isaura Maria dos Reis disse que mora há vinte anos nesta região. “Apesar de morar aqui, o local precisa de melhorias. Um ganho para o bairro foi o caminhão de lixo. A escola também foi uma ganho para as crianças, além do atendimento médico para os moradores”.

Todas as questões foram respondidas pelos representantes das secretarias. Os materiais das audiências estão disponíveis para consulta pela internet, no site da prefeitura:https://www.jacarei.sp.gov.br/planodiretor/ . As novas contribuições podem ser recebidas através do e-mail: [email protected]. As audiências se encerram dia 30 de outubro e as sugestões dia 14 de novembro. Confira as próximas datas:

23/10 – Rural Norte – EMEIF Prof. Tarcísio Francisco Barbosa

Rua dos Professores, 120, Primeiro de Maio – 19h – 21h

25/10 – região Central – EMEF Barão de Jacareí

Praça Independência, 369, São João – 19h – 21h

27/10 – região Norte – EMEF Prof.ª Beatriz Junqueira da Silva Santos

Avenida Alcides Arnaldo Taino, 1240, Parque Meia-Lua – 9h – 11h

30/10 – região Central – Câmara de Vereadores

(Marta Fernandes/PMJ – Fotos: Cristina Reis/PMJ)