Aprovado! Com apoio da Prefeitura, Conselho do Meio Ambiente de Jacareí aprova Plano Municipal da Mata Atlântica

Em reunião com participação popular, Conselho do Meio Ambiente confirma política pública que visa restauração florestal de Jacareí

O Conselho do Meio Ambiente de Jacareí, com apoio da Prefeitura, realizou reunião ordinária na terça-feira (14), na Câmara Municipal, para detalhar, debater e aprovar o Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA). No encontro, aberto ao público e com a presença de representantes da sociedade civil, vereadores, instituições e autoridades, o projeto, desenvolvido em parceria entre Secretaria de Meio Ambiente & Zeladoria Urbana, Instituto Suinã e SOS Mata Atlântica, foi devidamente acolhido.

“É um compromisso com Jacareí identificar as fragilidades, definir os trechos que devem ser recuperados e aqueles que devemos preservar. Fazer este encontro de forma pública, com ampla divulgação, é trazer toda a sociedade para o debate, com transparência e credibilidade”, explica Claude Mary de Moura, secretária de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana de Jacareí e Presidenta do Conselho Municipal do Meio Ambiente.

Para ampliar as conversas e dirimir quaisquer dúvidas, foi disponibilizado um protocolo de manifestação para todos os presentes. Desta forma, dúvidas e sugestões ficaram organizadas e, com a explanação do PMMA, houve votação e aprovação por unanimidade pelo Conselho.

“A aprovação do PMMA é uma grande conquista para Jacareí. Essa importante política pública contribui para a conservação de remanescentes florestais no município e a recuperação da mata em áreas prioritárias. Com essa ferramenta, a gestão pública planeja melhor seu território e alia o desenvolvimento à conservação”, detalha Fernanda Scalambrino, diretora institucional do Instituto Suinã.

A Prefeitura de Jacareí já vem realizando uma série de ações que reforçam o cuidado com o meio ambiente. O convênio com o Corredor Ecológico; as milhares de mudas plantadas por todo o município; o Plano de Arborização Urbana; o Censo Arbóreo e diversas outras medidas confirmam estes compromissos. Agora, direcionando energia também para a área florestal, Jacareí expande estas ações. “Jacareí vem ampliando sensivelmente sua cobertura florestal. Em 2010, o índice era de 13%. Em 2020, chegou aos 18%. Em 2022, já passava de 20% e vamos crescer cada vez mais”, encerra Claude Mary, citando dados oficiais de inventários florestais, do Instituto Florestal.

Agora, o Plano Municipal da Mata Atlântica será encaminhado como Projeto de Lei para a Câmara, para ser apreciado pelo legislativo e, consequentemente, se tornar lei no município.

Sobre o “Planos da Mata”

A Fundação SOS Mata Atlântica e Suzano Celulose são parceiras no projeto “Planos da Mata”, iniciativa que visa fortalecer a governança dos municípios para a proteção e uso sustentável da Mata Atlântica, aliando desenvolvimento econômico e social, por meio da elaboração dos Planos Municipais da Mata Atlântica.

O objetivo central deste PMMA é a conservação e restauração da Mata Atlântica de Jacareí, buscando integrar diferentes ações, como: Educação Ambiental; revisão de ferramentas de gestão para implantar ações de fiscalização e monitoramento específicos; técnicas de agricultura conjugadas à conservação ambiental; incentivos financeiros para a conservação, proteção e restauração de ambientes naturais e visando também o aumento da resiliência do município frente às mudanças do clima.

Para saber mais sobre o Planos da Mata, clique aqui. Informações sobre o Instituto Suinã, clique aqui e detalhes da ONG ambiental brasileira Fundação SOS Mata Atlântica, clique aqui.

Legenda: Com apoio da Prefeitura, Conselho do Meio Ambiente de Jacareí aprovou Plano Municipal da Mata Atlântica, na terça-feira (14)